De forma a apoiar os pequenos comerciantes nesta adaptação aos novos hábitos de compra, o município de Albergaria-a-Velha e a Prave estão a desenvolver um projeto de promoção de entregas ao domicílio. Através do “portAporta”, os comerciantes aderentes têm acesso a uma App desenvolvida pelos CTT, onde registam os dados do cliente que quer as suas compras entregues em casa. O serviço dos correios faz depois o transporte da encomenda, com o município a comparticipar parte das despesas da entrega.
Segundo anuncia a autarquia, o preço do transporte é igual para residentes de Albergaria-a-Velha e de outras regiões, o que permite que o comércio local possa expandir e levar produtos a todo o território continental.
Todos os comerciantes que queiram aderir a esta iniciativa podem enviar a sua manifestação de interesse pelo endereço eletrónico comercio@prave.pt com o nome do estabelecimento comercial, nome da empresa, NIF, morada do estabelecimento, pessoa de contacto, contacto móvel e email.
Para a câmara e para a Prave, este novo serviço pretende dinamizar o comércio tradicional local e, simultaneamente incentivar e apoiar a aquisição de produtos à distância, evitando deslocações e a exposição a fatores de risco para a infeção pela Covid-19, por parte dos cidadãos de Albergaria-a-Velha.
“É mais uma medida preventiva que se implementa e dinamiza, envolvendo as entidades locais, colaborando com comerciantes e clientes, promovendo o território, ajudando quem tem dificuldades no acesso aos produtos tradicionais, incluindo os típicos desta quadra festiva”, destacam.
O Projeto “portAporta” tem um caráter social e será promovido (financiado) até ao final do mês de maio de 2021, podendo ser reajustado mediante a situação pandémica.