Oliveira do Bairro

Oliveira do Bairro já apoia 14 famílias ucranianas deslocadas da guerra

Oliveira do Bairro

 

Desde o início do mês, o município de Oliveira do Bairro está a apoiar 27 pessoas deslocadas da Ucrânia. São 14 famílias apoiadas através da ação do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes daquele concelho.

 

Até 20 de março, já tinham sido acolhidos por famílias bairradinas quatro agregados familiares. Dos restantes, alguns estão em casa de familiares ou amigos e outros estão ainda em viagem, “havendo já soluções para a sua acomodação”, avança a autarquia.

 

Para uma resposta mais eficiente às necessidades dos refugiados ucranianos, o Município criou várias medidas de apoio: a Bolsa de Acolhimento, por exemplo, que reúne a oferta de agregados familiares do concelho que queiram receber nas suas habitações famílias de refugiados ou crianças não acompanhadas conta já com 26 ofertas; já na Bolsa de Habitação regista-se a disponibilização de um apartamento com oito quartos; para alojamento temporário foram disponibilizadas 16 camas (dois bungalows), no Campo Escutista da Palhaça, e mais 12 no Centro Social de Oiã, que se encontram a ser preparadas para acolher condignamente os refugiados; relativamente à Bolsa de Emprego, foram contabilizadas 11 empresas registadas na plataforma do IEFP, havendo mais entidades empregadoras que já manifestaram a sua disponibilidade para integrar estas pessoas.

 

O município de Oliveira do Bairro criou ainda uma Bolsa de Apoio Psicológico, que conta já com três psicólogos disponíveis, e outra de Tradutores, onde já se inscreveram quatro cidadãos ucranianos, que se disponibilizaram para prestar apoio na tradução de documentos e no apoio aos refugiados. Outra das medidas que a autarquia conta que avance nos próximos dias diz respeito à realização de cursos de Português, língua de acolhimento para esta população, em parceria com o Centro Qualifica de Águeda. A primeira edição arranca no próximo sábado, dia 26 de março, na Incubadora de Empresas de Oliveira do Bairro. Para o início de abril está previsto uma nova edição, em parceria com o Centro Qualifica de Anadia, a decorrer em horário ainda a determinar, na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, igualmente em Oliveira do Bairro.

 

A autarquia bairradina, em articulação com as entidades da Rede Social concelhia, está a colaborar na recolha e entrega de bens de primeira necessidade às famílias que estão a chegar ao concelho, prevendo igualmente a entrega de “Vales-Família”, para utilização no comércio local, assim como mobiliário.

 

Em comunicado, o município de Oliveira do Barro garante também estar “a prestar apoio na regularização dos processos de pedido de proteção internacional, a orientar estas pessoas para os serviços públicos de educação e saúde, articulando com estas entidades o respetivo acolhimento, ou atendimento, e a efetuar diligências junto da Segurança Social para a criação de vagas em creche nas IPSS do concelho e/ou para a criação de creches familiares”.

Partilhar

Post a Comment