AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Henrique Vilão volta a marcar presença em festival austríaco de cinema experimental

Artes

Pelo segundo ano consecutivo, Henrique Vilão vê um dos seus filmes integrar a seleção oficial do Art+Film+Vienna, um dos mais conceituados festivais de cinema experimental da Europa. A edição de 2025 decorre de 14 a 17 de maio, na capital austríaca, e inclui na programação a obra “Are We There Yet?”, assinada na íntegra (realização, montagem e sonorização) pelo realizador ilhavense.

Depois de “Plastik”, na edição anterior, o artista multidisciplinar volta a apresentar o seu trabalho num evento que cruza as linguagens do cinema, da videoarte e das artes visuais. “É um privilégio grande voltar a ver um filme meu a ser projetado numa sala como a do Breitenseer Lichtspiele”, afirmou o autor, em comunicado, referindo-se à histórica sala de cinema que serve de epicentro ao festival.

“Are We There Yet?” investiga as possibilidades expressivas do vídeo analógico, recorrendo a uma estética glitch e a imagens de monitores CRT, numa fusão entre música experimental, sinestesia e linguagem visual. O filme tem projeção marcada para o dia 15 de maio, às 19h00 locais. 

Natural de Ílhavo, Henrique Vilão é um artista multidisciplinar, realizador, músico experimental, vídeo-artista e performer. Licenciado e mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior, onde leciona, trabalha nas áreas do som, cinema experimental e performance audiovisual. Premiado internacionalmente, desenvolve projetos que cruzam imagem, som e tecnologia, com destaque para videoclipes, instalações, bandas sonoras e colaborações com companhias de dança e teatro.

A presença assídua de Henrique Vilão no Art+Film+Vienna reforça a crescente visibilidade do cinema experimental português no circuito europeu e sublinha a consistência de uma obra que cruza linguagens e desafia convenções. 

Corrida Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.