Nas vésperas de Aveiro receber o evento Executive Tea Club, estivemos à conversa com as mentoras do evento, Raquel Mota Pinto e Elsa Ramalho, juntamente com a embaixadora do clube na cidade, Maria João Cravo. A perspetiva é que “este seja o primeiro de muitos encontros, capazes de gerar inspiração, conexões genuínas e novas oportunidades de liderança feminina” na cidade da ria.
O que distingue este clube de outros eventos ou grupos de networking de mulheres?
O Executive Tea Club nasceu da visão de duas empreendedoras portuguesas: Raquel Mota Pinto, empresária na área da contabilidade e consultoria de gestão, e Elsa Ramalho, empresária na área da ótica. Ambas se apaixonaram pela história de D. Catarina de Bragança, princesa de Portugal e rainha de Inglaterra, que introduziu o hábito de tomar chá e usar talheres na corte britânica. Catarina usou esse ritual não apenas como um gosto pessoal, mas como uma forma subtil de se integrar na sociedade inglesa, promovendo encontros que lhe permitiram criar conexões e conquistar respeito e influência.
Inspiradas nessa herança, Raquel e Elsa criaram um clube diferente de todos os outros. Aqui, as mulheres executivas encontram-se não apenas para trocar contactos, mas para viver uma experiência cultural e sensorial em ambientes intimistas, glamorosos, elegantes e sofisticados. Cada encontro do clube integra também uma talk exclusiva, em que se aborda de forma intimista um tema, estimulando a reflexão e o crescimento pessoal e profissional.
O que distingue o Executive Tea Club é precisamente este equilíbrio entre conexões, glamour e propósito: um espaço onde se cultiva a liderança feminina, se celebra a tradição e se transformam encontros em relações com alma e em oportunidades reais de crescimento.
Como é que ele chega a Aveiro?
Aveiro chega ao mapa do Executive Tea Club pela mão de Maria João Cravo, ceramista de talento reconhecido, que desde a fase embrionária do projeto acompanha o clube, sendo também uma das suas fundadoras. Como mulher de arte, Maria João representa bem o espírito do Executive Tea Club: unir a tradição e a cultura ao lado mais inovador e criativo do mundo feminino.
Ao longo destes dois anos, o clube expandiu-se naturalmente para diferentes geografias — Porto, Lisboa, Dubai e Bahrein — e Aveiro surge agora como palco natural para a sua estreia, uma cidade que respira autenticidade, modernidade e história, em perfeita sintonia com a essência do clube.
Quais são as vossas expetativas para esta estreia na cidade da ria?
As nossas expetativas são as mais elevadas. Queremos que este primeiro encontro em Aveiro seja vivido como um momento transformador, onde mulheres executivas da região se sintam parte de uma rede global, mas próxima, intimista e carregada de significado.
A talk desta primeira edição será conduzida por Sofia Manso e aborda um tema profundamente desafiante para as mulheres executivas: a forma como cada vez mais procuram integrar propósito em tudo o que constroem e encontrar um verdadeiro equilíbrio na fórmula Work + Life + Meaning = Balance. Acreditamos que esta reflexão, feita em ambiente intimista e partilhado, será uma inspiração para todas as presentes.
A cidade da ria tem a energia certa para acolher esta estreia: a harmonia entre tradição e inovação, entre arte e liderança, reflete exatamente a essência do Executive Tea Club. Por isso, esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros, capazes de gerar inspiração, conexões genuínas e novas oportunidades de liderança feminina.
A ideia é haver, no futuro, outras edições em Aveiro?
O Executive Tea Club em cada cidade onde chega, cria raízes, constrói comunidade e passa a marcar presença de forma regular. Foi assim no Porto, em Lisboa, no Dubai e no Bahrein.
Aveiro está entusiasmada e a adesão que sentimos nesta estreia é extraordinária. Queremos muito que a ria de Aveiro seja, daqui em diante, palco de encontros regulares que unam executivas, cultura e tradição, com a sofisticação que nos caracteriza.