Filarmonia das Beiras leva “O Gato das Botas” ao Cineteatro Alba

 

 

No âmbito do programa “Música na Escola”, que todos os anos leva a música clássica a milhares de crianças, a Orquestra Filarmonia das Beiras vai apresentar o seu tradicional Concerto de Família no dia 3 de abril, pelas 17h00, no Cineteatro Alba. A obra escolhida para o espetáculo de 2022 é “O Gato das Botas”.

 

A maravilhosa história de “O Gato das Botas” é conhecida por toda a Europa desde há muitos séculos, tendo sido recolhida da tradição oral popular e publicada pelos irmãos Grimm, pela primeira vez na Alemanha, em 1812. Nesta história, um pobre jovem, filho de um moleiro e após uma série de peripécias, acaba por casar-se com a filha do Rei, graças à astúcia e à coragem do seu gato de botas que, caminhando e falando como as pessoas, consegue convencer todos daquilo que pretende.

 

O compositor Vasco Negreiros, que também assume a direção musical do concerto, deu a esta sua versão de “O Gato das Botas” o título latino “Peronatus cattus – cuiusvis linguae” (O gato das botas – em qualquer língua) que caracteriza o facto especial de poder ser apresentada em qualquer língua, uma vez que o texto do narrador não obriga a uma determinada execução rítmica e o coro infantil canta somente onomatopeias, sílabas inventadas e alguns trechos em latim, língua universal da música coral.

 

A entrada é gratuita, mediante o levantamento de ingresso e a lotação da sala.

Partilhar

Post a Comment