AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Docente da UA e ilustrador conclui nova série de selos para a ONU

Ambiente

São 12 as espécies ameaçadas, incluindo mamíferos, répteis, anfíbios, insetos e plantas, representadas na 29º série comemorativa de selos “Endangered Species”, lançada pela ONU e ilustrada por Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica (LIC) do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA). Os 12 selos representam espécies da América do Sul, Central e Caribe e estará disponível para venda a partir desta sexta-feira.

O lançamento desta nova série filatélica é uma iniciativa conjunta da Administração Postal das Nações Unidas (UNPA, em inglês) e do Secretariado da Convenção para o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora (CITES, em inglês), coincidindo com o ano em que decorrerá a Conferência Mundial sobre Vida Selvagem (CITES CoP19), evento trienal que está agendado para novembro de 2022. A primeira entidade produz os selos e a segunda edita, cada ano, a lista das espécies a serem ilustradas, desde 1993.

Esta é a segunda série de selos sobre espécies ameaçadas concebida pelo docente e ilustrador científico da UA para as Nações Unidas. Fernando Correia é, de entre os três portugueses que integram o grupo de 44 ilustradores convidados ao longo de 29 anos, aquele que mais selos ilustrou.

“Ter sido convidado pela segunda vez é uma honra e uma enorme responsabilidade, porque isso significa que, tanto Sergio Baradat (Diretor de Arte), como a Rorie Katz (Designer Criativo), ambos da UNPA, decidiram apostar novamente num ilustrador cujo anterior trabalho se destacou, ao promover o objetivo maior de alertar para as espécies selvagens criticamente ameaçadas e ao tornar esses selos muito apetecíveis aos colecionadores, através da sua arte e ciência — em suma, da ilustração científica.”, considera o docente e ilustrador. “Através da ilustração científica também podemos contribuir para essas causas mundiais, ao tornar as espécies em risco mais conhecidas e alertar para questões como a pressão humana que pode levar à extinção das espécies e consequente perda de biodiversidade, assim como para soluções ou estratégias que contrariem essa tendência.”, afirma Fernando Correia.

Este projeto consumiu cerca de dois meses de trabalho intenso, explica o autor, entre planeamento, procura de referências e informação sobre cada espécie, desenhos preliminares submetidos a aprovação e artes-finais da espécie e seu ambiente. Embora o design da cada folha se-tenant (série de selos unidos entre si) com 16 selos seja da responsabilidade dos serviços da UNPA, ao ilustrador foi permitido criar soluções de coerência entre os quatro selos (espécies) de cada um dos três conjuntos (um conjunto por cada sede da ONU: New York, Genéve e Viena).

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.