AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

UA dá mais um (bom) exemplo de inclusão com novo vídeo

Sociedade

Pela primeira vez Jorge Anjos “viu” um vídeo realizado e produzido na Universidade de Aveiro (UA). Invisual, funcionário da academia há vários anos, através da voz do narrador, que descreve o que está a acontecer no ecrã ao longo da duração do vídeo, não escondeu a emoção quando “viu” o filme pela primeira vez.

Em causa está um novo vídeo institucional da UA, que está já a correr mundo, através das redes sociais, e que é um verdadeiro exemplo de inclusão (ver em baixo).

“Ao ouvir a descrição das imagens, consegui perfeitamente imaginar e acompanhar tudo aquilo que se passa no filme. Foi como se realmente o estivesse a ver”, confessou Jorge Anjos. “Como já tive alguma visão sei imaginar perfeitamente algumas das cenas do filme como a do surfista na onda ou o passeio de bicicleta nos passadiços da marinha. Através da audiodescrição fiquei completamente elucidado com aquilo que se estava a passar na tela”, congratulou-se.

Também Carlos Pereira, invisual de nascença e funcionário da UA, felicita a academia pela iniciativa e pede que a inclusão da audiodescrição seja para continuar em todos os vídeos produzidos e realizados pela instituição. Através da narração, explica, conseguiu “perceber e acompanhar tudo o que se está a passar no filme”.

A produção do vídeo a pensar no público com problemas de visão, foi mais um gesto dos muitos que a UA tem feito a pensar nos cidadãos com necessidades especiais.

Detentora da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, atribuída pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional aos empregadores, como a UA, tem sido muito o trabalho que a academia tem realizado nesse campo: o piso tátil que liga entre si grande parte dos edifícios do campus universitário, as rampas de acesso para cadeiras de rodas, as intervenções nos sanitários, a adequação de portas de entrada dos edifícios, as plataformas elevatórias e a reserva de lugares de estacionamento, são apenas alguns dos exemplos mais visíveis do empenho que a UA tem tido em ser uma verdadeira universidade para todos.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.