Visgarolho lança coletânea de contos e crónicas sobre a pandemia

 

 

 

A editora aveirense Visgarolho prepara-se para lançar um novo livro. Trata-se de uma coletânea de contos e crónicas que têm como tema comum a pandemia e estará disponível nas livrarias a 8 de abril.

 

Em março de 2020 conhecemos uma nova pandemia e sofremos todos os seus efeitos, nomeadamente um confinamento com regras que tantas vezes nos soavam surreais. Dois anos volvidos, este livro, com o título “Contágios”, pretende ser uma memória viva de como vivemos todo este período, em geografias distintas e em condições também elas muito diversas.

 

Esta coletânea de contos e crónicas é fruto do projeto artístico “Mapas do Confinamento”. Usando as novas tecnologias para colmatar as distâncias, tem apostado em traduções para francês, inglês e chinês, com possibilidades de se abrir a outras línguas.

 

Foi no pico da pandemia que os escritores portugueses Gabriela Ruivo Trindade e Nuno Gomes Garcia convidaram mais de uma centena de artistas de todos os países de língua portuguesa para desenharem em conjunto a cartografia da pandemia. Uma colaboração que visa registar, para memória futura, o modo como esta pandemia os afetou enquanto seres humanos e artistas, mas também as cicatrizes deixadas no tecido social de países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e muitos outros territórios onde estes artistas residem, tais como a França, o Reino Unido, os Estados Unidos, a Suíça, a Holanda e a Bélgica.

 

Este livro reúne mapas de territórios emocionais e culturais nas vozes singulares de escritores consagrados e de novos autores de qualidade; mapas que ajudarão a consolidar as várias literaturas da nossa língua comum.

Partilhar

Post a Comment