Granel de Aveiro: mais do que uma mercearia, uma ajuda à mudança

 

 

 

As campainhas soaram num fim de semana de férias. Só por conta da preparação do pequeno-almoço, o balde de lixo ficou praticamente cheio. Fiambre, queijo, iogurtes, sumo, café e fruta… vinha tudo embalado, envolto em invólucros descartáveis. Era preciso mudar comportamentos, fazer escolhas diferentes na hora de ir ao supermercado. Foi com este sentimento que entrámos na Mercearia “Granel de Aveiro”, inaugurada há poucos meses e localizada na zona da Forca.

 

Como já tínhamos andado a espreitar a página de Facebook da mercearia – que está carregada de dicas e conselhos úteis, que nos ajudam a comprar e a consumir de forma mais consciente –, a “aventura” acabou por ser facilitada. Aproveitámos aqueles frascos que decidimos guardar depois de esvaziar os seus conteúdos, repetimos a sua higienização e fomos às compras – quem não tiver recipientes em casa, pode trazer a sua mercearia em pequenos sacos de papel. Chegámos, pesámos os frascos e, depois, foi só escolher.

 

“Selecionamos produtos de qualidade superior e, sempre que possível, oriundos da região”, garante Ana Matias, proprietária da loja, em conjunto com o marido, Pedro Freire. “Se temos farinhas tão boas em Vale de Ílhavo por que motivo haveríamos de escolher fornecedores de longe?”, exemplifica, já depois de nos explicar que a ideia de abrir a “Granel de Aveiro” nasceu, precisamente, das mudanças implementadas pelo casal. “Constatámos que produzíamos imenso lixo quando regressávamos das compras e começámos a adoptar novos hábitos. E também percebemos que não havia uma mercearia a granel aqui no centro de Aveiro”, refere.

 

Nas prateleiras da Mercearia “Granel de Aveiro” é possível encontrar uma grande variedade de chás e infusões, especiarias, bolachas, gomas e chocolates, cereais, frutos secos, sementes, açúcar, leguminosas, produtos de limpeza e produtos de higiene. Cabe ao cliente escolher, com essa grande vantagem de levar apenas a quantidade de que necessita. “Outra das grandes vantagens das compras a granel é essa, evita o desperdício alimentar. O cliente não tem de levar a quantidade de produto que já vem numa embalagem”, acrescenta Ana Matias.

 

A pensar naqueles que têm menos tempo livre para ir às compras ou horários mais complicados, a “Granel de Aveiro” criou uma loja online. Basta aceder ao website, escolher e decidir se quer o envio das compras ou levantá-las em loja.

 

O comprometimento desta mercearia com a mudança de mentalidades é tão grande que até apostam na realização de alguns workshops dedicados à sustentabilidade. O último foi sobre “A arte de planear refeições” mas outros mais se seguirão. Boas compras! As nossas, além de ajudarem a reduzir a quantidade de resíduos produzidos lá em casa, ainda saíram mais baratas do que é habitual.

 

Contactos:

Granel de Aveiro

Morada: Rua Dr Orlando Oliveira 28C, Aveiro

Telefone: 935 864 517

Email: loja@graneldeaveiro.pt

Horário: De segunda a sábado, das 10 às 19h00

 

 

Partilhar

Post a Comment