AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

SMF Youth Days com 30 atividades em três dias

Sociedade

Resultado de um processo inédito de auscultação dos jovens do concelho de Santa Maria da Feira, que apresentaram centenas de propostas e contributos, está fechado o programa do Festival da Juventude – SMF Youth Days 2024, que apresenta um robusto cartaz com 30 atividades a desenvolver entre 5 e 7 de julho, no Parque da Cidade de Lourosa. Um modelo de programação participada, que envolve a juventude do território na tomada de decisões e na operacionalização do projeto no terreno. 

A construção do festival começou no final de 2023, altura em que o Gabinete da Juventude do Município de Santa Maria da Feira envolveu toda a comunidade na recolha de contributos para esta edição do festival SMF Youth Days.

Muitas das propostas apresentadas foram tidas em consideração, desde logo os cabeças de cartaz desta edição – Plutonio e DJ Diego Miranda – que constavam precisamente na lista das mais votadas pelos jovens.

Novas atividades como o Slide, os Jogos sem Fronteiras ou o SMF Art Market também partiram de propostas de jovens do território, que agora participam na sua implementação e acompanhamento no terreno.

O tema da Liberdade, transversal a toda a programação cultural do território ao longo do ano de 2024, também está muito presente nesta edição dos SMF Youth Days, nomeadamente na designação dos diferentes espaços do recinto (Palco Liberdade, Palco Futuro e Tenda 25) e na tipologia da programação acolhida, nomeadamente o Mural Liberdade e o Workhsop Tote Bag “Democracia Viva”, entre outras iniciativas.

 

Festa Publicidade

Depois de centenas de propostas acolhidas e avaliadas, dezenas de jovens do concelho, que formam uma espécie de conselho consultivo, continuam a participar ativamente na construção deste festival, em parceria com o Gabinete da Juventude. Exemplo disso é o SMF Art Market, uma das novidades desta edição, proposto por uma jovem feirense, estudante universitária de Belas Artes, que já fez parte da equipa Jovem Autarca e participará de forma ativa nesta nova área temática, juntamente com 14 artistas e artesãos emergentes, num espaço que acolherá também a exposição itinerante Free Your heART.

Na semana que antecede o festival, três artistas feirenses vão pintar o mural alusivo à Liberdade no campo relvado sintético do Parque da Cidade de Lourosa, com a participação de jovens do concelho. A iniciação à criação de música digital alusiva ao 25 de Abril é outra das propostas do festival, que apresenta um extenso e diversificado cartaz com música, dança, comédia, workshops, exposições, jogos e atividades desportivas num espaço de lazer de excelência, que reúne todas as condições para a realização de um evento com esta dimensão e tipologia.

Para quem quiser prolongar a sua estadia no festival com comodidade, o SMF Street Food é uma opção gastronómica de proximidade e uma oportunidade para degustar menus confecionados de forma original, com produtos identitários do território, disponíveis em quatro originais veículos móveis.

A programação completa do Festival da Juventude – SMF Youth Days, evento organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em parceria com a Junta de Freguesia de Lourosa, está disponível em www.cm-feira.pt/juventude.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.