AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Curta-metragem celebra a cultura e natureza na Pateira de Frossos

Ambiente

 

Para comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, será apresentada a curta-metragem “À Descoberta das Tradições na Pateira de Frossos”, um tributo à riqueza cultural e ecológica deste ecossistema único. O evento, de entrada livre, terá lugar no dia 4 de fevereiro, às 18h00, no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, em Albergaria-a-Velha.

A Associação BioLiving, a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e o Município de Albergaria-a-Velha uniram esforços para produzir uma curta-metragem que dá a conhecer as principais práticas culturais associadas à Pateira de Frossos. O filme destaca a importância da conservação destas tradições, inseridas numa zona húmida de grande valor ecológico, pertencente ao Baixo Vouga Lagunar e à Rede Natura 2000..

A iniciativa, que conta com o apoio da MedWet - The Mediterranean Wetlands Initiative, insere-se nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas que se celebra no dia 2 de fevereiro. Esta data assinala a adoção da Convenção de Ramsar, em 1971, relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.

A apresentação da curta-metragem será uma excelente oportunidade para redescobrir as riquezas culturais e ambientais da Pateira de Frossos e promover uma maior conexão da comunidade com este ecossistema. Após a exibição, haverá lugar a um “porto de honra”, momento em que os participantes poderão conversar sobre a importância da proteção das tradições e da biodiversidade local.

Tendo como ponto de partida os complexos, ricos e frágeis habitats da Pateira de Frossos, a curta-metragem destaca práticas tradicionais, como a cestaria com salgueiro-branco e a confeção de esteiras de bunho, que estão intimamente ligadas tanto ao património cultural como à sustentabilidade ecológica.

Com o falecimento da última artesã local, Natália de Jesus, em 2024, a arte da confeção de esteiras de bunho está em risco de se perder, pelo que o principal objetivo desta iniciativa é transmitir conhecimento, inspirar esforços de conservação e envolver a comunidade local, promovendo uma ligação duradoura com a Pateira de Frossos.

Pão Pão Publicidade

As zonas húmidas, áreas naturais alagadas com água, sazonalmente ou em permanência, são de uma importância ecológica e social fundamental para a qualidade de vida de todos. Ao abrigarem diversas espécies e promoverem a regulação dos fluxos dos rios e o controlo de cheias, entre tantos outros serviços, as zonas húmidas têm um papel essencial para as atividades humanas, tais como a pesca e agricultura, mas também o turismo, o artesanato, e muito mais.

A Associação BioLiving, a SPECO e o Município de Albergaria-a-Velha convidam toda a comunidade a vir conhecer as riquezas culturais da Pateira de Frossos.

Para mais informações, pode visitar as páginas de Facebook e Instagram das entidades organizadoras, enviar e-mail para secretariado@bioliving.pt ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional).

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.