AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

TEDx Aveiro e a obrigação de trazer algo novo

Sociedade

Henrique Ferreira é o principal rosto de uma equipa que anda a trabalhar já há vários meses para voltar a surpreender a cidade da ria com mais uma edição do TEDx Aveiro. Têm sido semanas intensas de trabalho para tudo corra pelo melhor no próximo dia 24 de maio, no Centro de Congressos de Aveiro, ao longo de oito horas de programação -este ano, o programa tem como mote a expectativa.

O propósito? Trazer algo novo à comunidade, partilhar ideias e inspirar pessoas. “O objetivo não é as pessoas irem ao TEDx só para ver uma conferência e depois vão embora. O objetivo é as pessoas discutirem o que lá ouvem e discutir com as pessoas que lá estão, porque estão todas com esse objetivo comum”, realça Henrique Ferreira, em conversa com a Aveiro Mag, a poucos dias de levar a 15ª edição para o palco.

O cartaz preenche-se com nomes como Gonçalo Hall, visionário no movimento global do trabalho remoto, CEO da NomadX e criador do Digital Nomad Village, na Madeira, e Maria Caetano Vilalobos, que tem transformado o palco com espetáculos como Em Geral Não e Mulher, Posso e Mando. Serão 12 oradores, no total, e três performances artísticas, sem tempos mortos no palco e fora dele. Tudo graças ao trabalho de uma vasta equipa de voluntários que se une à volta do mesmo propósito: “trazer algo novo para a comunidade”, destaca Henrique Ferreira.

“Temos uma equipa que está a trabalhar há mais tempo no evento, nomeadamente a equipa de curadoria, que trabalha para deixar os oradores preparados e confortáveis. Nós acreditamos muito nos nossos oradores, sabemos que eles têm um bom projeto, mas às vezes é preciso falar com eles e dizer vocês têm uma coisa boa e vocês vão conseguir partilhá-la desta maneira, nós estamos aqui pra ajudar. Depois, temos a equipa de comunicação, temos a equipa de parcerias (relações externas), que nos ajuda aqui a fazer uma conexão entre o TEDx e tecido empresarial, porque temos de ter muito realistas: nós não conseguiremos fazer o TEDx se não tivéssemos o apoio do tecido empresarial”, desvenda. A esta equipa, juntam-se depois os voluntários que trabalham em prol da “experiência do participante”. “Ajudam muito mais no dia e aí chegamos a ser 35 pessoas”, refere.

E quem são estas pessoas que estão nos bastidores? São estudantes? São jovens? Ou nem por isso? “É diversificado. Temos pessoas que já têm a sua carreira consolidada, têm família, e temos pessoas que são estudantes, estão no seu primeiro ano da Universidade de Aveiro, mandaram-nos mensagem e mostraram a sua vontade em querer fazer parte”, repara. No fundo, foi também assim que Henrique Ferreira começou. Em 2018 foi assistir ao evento, gostou e não tardou a contactar a organização para fazer parte da construção do evento. Envolveu-se cada vez mais e, em 2024, recebeu o testemunho de liderança pelas mãos de André Cester Costa. 

Um projeto (quase) a tempo inteiro

A conferência com que nos vamos deparar no próximo dia 24, começou a ser preparada já em setembro. “A verdade é que acabámos o evento do ano passado, a 1 de junho, e já estava toda a gente a pensar no próximo. Já tínhamos a data definida e já tínhamos a linha orientadora para o tema. Porque, antes de construirmos o evento, primeiro queremos saber o porquê de que queremos fazer isso novamente. Normalmente, isso revela-se no mote”, confessa Henrique Ferreira.

Este ano, o TEDx Aveiro propõe uma reflexão ousada: e se as expectativas se transformassem em convites para a descoberta e a reinvenção? “Queremos mostrar às pessoas que a expectativa também pode ser algo que acrescenta muito positivismo às coisas”, vinca o organizador.

Perante o cartaz deste ano, a expectativa é alta. Pedro B. Albuquerque, psicólogo, Susana Dias Ramos, psicoterapeuta, César Henriques, empreendedor, Irina Saur-Amaral, professora, José Gabriel Quaresma, jornalista, João Bravo da Costa, arquiteto, Helena Moniz, investigadora, e Sara Gonçalves, empreendedora social, reúnem condições para inspirar e surpreender. Perante eles vão estar 400 pessoas, num auditório que já está muito próximo de ficar lotado.

 

 

Corrida Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.