AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Escuteiros reinventam festa de S. Jorge com atividades online

Sociedade

No próximo domingo, dia 25 de abril, mais de um milhar de escuteiros da região de Aveiro vão participar nas comemorações do Dia de S. Jorge. A organização do evento, que celebra o patrono mundial do escutismo, está a cargo do agrupamento 970, com sede na Palhaça, concelho de Oliveira do Bairro, que abraçou o desafio de preparar um dia de atividades bem diferente do habitual.

Em Aveiro, o “S. Jorge” é tradicionalmente um dia de festa e encontro para os escuteiros dos vários agrupamentos da região. E este ano, apesar dos constrangimentos motivados pela situação pandémica, não deverá ser exceção.

De manhã, as atividades decorrerão através da internet. Os escuteiros são convidados a organizar-se em equipas, a juntar-se por videochamada e, a partir da sua casa ou da sede do seu agrupamento, resolver puzzles, responder a quizzes, decifrar mensagens ou cumprir jogos de memória. De acordo com Mário Braga, do agrupamento organizador, todas as dinâmicas propostas versam momentos marcantes para o escutismo na região de Aveiro ou estão relacionadas com a história da comunidade palhacense. É “uma oportunidade para dar a conhecer a Palhaça aos escuteiros participantes”, afirma o dirigente.

Durante o período da manhã, os escuteiros poderão igualmente acompanhar o canal da Diocese de Aveiro no Youtube, onde será transmitida uma série de pequenos testemunhos que os mesmos foram convidados a gravar. Nestes vídeos, os escuteiros explicam o que este encontro regional representa para cada um deles e recordaram as melhores memórias vividas em edições anteriores.

No período da tarde, pequenas comitivas de cada agrupamento deslocar-se-ão ao centro escutista padre Horário Cura, na Palhaça, para um momento de encontro presencial. O programa arranca com a “chegada da rainha D. Maria à estalagem da Palhaça”, uma encenação alusiva ao imaginário da atividade. De seguida, terão lugar a missa e a cerimónia de encerramento e entrega de prémios.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.