Projeto de EcoResort na Pateira finalista em concurso turístico

 

 

 

Há um projeto turístico para a pateira que promete marcar toda a diferença e já é candidato a um prémio. O projeto Pateira Glamping e EcoResort está entre os oito finalistas da VII Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.

 

Enquadrado na Pateira de Espinhel, o projeto propõe um novo conceito na região, voltado para a sustentabilidade e consciencialização ecológica, primando sempre pelo bem-estar dos hóspedes, oferecendo-lhes um alojamento de qualidade superior que será, segundo Sérgio Almeida – promotor do projeto, “inovador e diferenciador para o concelho de Águeda e para a região Litoral Centro”.

 

O projeto prevê a instalação de oito domes geodésico de madeira e cortiça (corkdomes), estruturas simples e não permanentes, com capacidade para 2 ou 4 pessoas em cada unidade, e a existência de uma piscina biológica, bem como outros atrativos e atividades orientados para o wellness & spa. Não estando subordinada à vitória deste concurso, “a implementação do projeto depende apenas da obtenção de todos os procedimentos e pareceres de acordo com cada entidade e que respeite aquelas que são as ideias que queremos para concretizar o projeto”, acrescenta Sérgio.

 

O projeto foi adjudicado a um gabinete de arquitetura paisagista – Loci Studio, e, em breve, será iniciado o processo de licenciamento camarário “que se espera simples tendo em conta que não se trata objetivamente de um procedimento urbanístico”, diz o promotor, referindo que esta não será uma grande intervenção estrutural, uma vez que será mais voltada para os espaços arborizados, vegetação e piscina biológica.

 

Há vários anos que Sérgio e a esposa viram nascer a ideia deste projeto de alojamento sustentável, no entanto, foi em 2019 que decidiram avançar e apresentá-lo à Câmara Municipal de Águeda, que, entretanto, já o reconheceu como interesse municipal em sede de Assembleia. Assim, a realização deste projeto será a materialização de um sonho impulsionado pela história de amor de Sérgio Almeida e da esposa, Liliane Framegas (já falecida), a quem presta homenagem.

 

A 16 de maio ficará a saber-se se o Pateira Glamping e EcoResort será ou não vencedor do prémio promovido pela Turismo do Centro – a decisão do Júri Final será anunciada na página deste organismo.  Trata-se da sétima edição do concurso, que avalia critérios como a viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projeto, contributo para o desenvolvimento do setor na região Centro de Portugal, bem como contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região.

Partilhar

1 Comment

  • Agénio Inepto
    10 de Maio, 2022

    A Pateira é uma lagoa que é de todos os que a fruem: Fermentelos, Óis da Ribeira, Espinhel são nesta ordem as povoações que maior margem possuem com a Pateira. Claro que os últimos são os primeiros por desleixo dos primeiros.

Post a Comment