
Museu Arte Nova e Museu da Cidade com novas exposições
No âmbito do programa das comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, o Museu da Cidade e o Museu Arte Nova acolhem, a partir deste sábado, duas novas exposições. No primeiro é inaugurada a exposição “O Fotógrafo que amou Aveiro. António Campos Graça”.
Desenhada em quatro temas, a exposição expõe trabalhos fotográficos da autoria de António Campos Graça e de outros fotógrafos que integravam a sua coleção, mas também, filatelia da sua coleção pessoal. “O Fotógrafo que Amou Aveiro” é a primeira edição dedicada a António Campos Graça, fotógrafo amador que vai integrar verdadeiros documentos que testemunham a evolução de Aveiro através da imagem muito conjugada com um universo imenso de informação que lhe está associada através das notas manuscritas que em quase todas as fotografias se encontra. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Já o Museu Arte Nova vai receber a exposição “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”. A mostra, desenvolvida em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, conduziu à identificação das espécies botânicas representadas nos edifícios e descobriu-se uma vertente fascinante da corrente Arte Nova aveirense, pela diversidade e quantidade de espécies botânicas representadas e pelos seus atributos simbólicos, que permitem uma nova leitura destes edifícios.
A exposição irá permitir a exploração de elementos decorativos na arquitetura, recorrendo à utilização da pedra esculpida, do ferro forjado e dos azulejos, para transformar as fachadas dos edifícios em verdadeiros “jardins verticais”, onde o tema principal é a Natureza.