Aveiro junta-se ao movimento internacional Kidical Mass

 

 

 

A Ciclaveiro está a organizar, em parceria com outras entidades e cidadãos de todo o país, uma Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças), já no dia 14 de Maio, com saída marcada para as 15h00 da Praça Marquês de Pombal. Este é um movimento global para incentivar crianças e adultos a usarem os modos suaves de mobilidade, como bicicletas, trotinetes, patins e skates nas suas deslocações diárias, exigindo a melhoria da infraestrutura cicloviária e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. O mote desta Kidical Mass é “Criar Espaço Para a Próxima Geração – ‘A rua também é nossa’”.

 

A Kidical Mass tem por base o evento “Massa Crítica”, um evento informal e espontâneo, que ocorre em muitas cidades do mundo, cujos objetivos são “divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano”.

 

No caso da Kidical Mass, a massa crítica será protagonizada pelas crianças, para que, através da sua presença no evento, elas se possam tornar visíveis aos poderes públicos, a quem compete criar as condições para que todas as crianças e jovens possam viajar de bicicleta, de forma segura e independente.

 

Em 2022, o evento internacional Kidical Mass vai acontecer no fim de semana de 14 e 15 de Maio em várias cidades da Europa e em várias localidades em Portugal (Alfragide, Almada, Aveiro, Barreiro, Braga, Caldas da Rainha, Cascais, Évora, Guimarães, Lisboa, Mafra, Oeiras, Porto, Tavira, Torres Vedras, UF Stª Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e Viseu), através de passeios e concentrações, partindo da premissa de que as cidades amigas da criança são boas para pessoas de todas as idades.

 

Em Aveiro, a Kidical Mass compreenderá um percurso de bicicleta, com concentração na Praça Marquês de Pombal e chegada ao Cais do Fonte Nova onde haverá um lanche piquenique partilhado e surpresas para os mais pequenos, com o apoio da Remax Universal.

Partilhar

Post a Comment