Oliveira do Bairro planta 300 árvores no âmbito de projeto europeu

 

 

O município de Oliveira do Bairro plantou 300 árvores, no passado dia 7 de maio, no âmbito do projeto piloto europeu Project LIFE Clivut.

 

Em cada local (Sobreiro, Palhaça e Vila Verde), foram plantados 50 arbustos e 50 árvores, fornecidas pelo projeto, à semelhança do que já aconteceu em cidades como Cascais, Bologna e Perugia (Itália) e Thessaloniki (Grécia).

 

Jorge Pato e Susana Martins, vice-presidente e vereadora, respetivamente, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, participaram empenhadamente nesta atividade, que contou ainda com a colaboração dos escuteiros dos agrupamentos do concelho (Oliveira do Bairro, Oiã, Troviscal e Palhaça).

 

Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal, também marcou presença, congratulando-se com a iniciativa, que vem trazer “mais ’verde’ e mais sombra aos nossos espaços urbanos”, aproveitando para deixar “uma palavra de agradecimento a todos os que participaram na iniciativa, em especial aos grupos de escuteiros do nosso Concelho”.

 

A iniciativa foi concretizada no âmbito da adesão do município de Oliveira do Bairro ao projeto piloto europeu Project LIFE Clivut (Climate Value of Urban Trees – Valorização Climática da Arvorização Urbana), com o intuito de criar três ilhas de sombra em meio urbano.

 

O Life CLIVUT é um projeto financiado ao abrigo do programa europeu Life Climate Information And Governance, instrumento de financiamento da União Europeia para o ambiente e o clima.

 

O principal objetivo do projeto é aumentar o conhecimento e, portanto, a consciência da comunidade sobre a contribuição das árvores nas zonas urbanas para a atenuação dos efeitos das ilhas de calor no ecossistema urbano e nos habitantes.

Partilhar

Post a Comment