Reportagem da Aveiro Mag vence Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”

 

 

 

A reportagem “Este mar que a UE nos deu”, publicada na Aveiro Mag e assinada pelos jornalistas Afonso Ré Lau e Maria José Santana, venceu o Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa” na categoria regional. O anúncio dos vencedores da quinta edição deste prémio teve lugar, esta segunda-feira, no Jardim Público de Évora, integrado nas comemorações do Dia da Europa organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

 

Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e Carlos Pinto de Sá, opresidente da Câmara Municipal de Évora, anunciaram os resultados da avaliação do júri de seleção: uma menção honrosa e um vencedor em cada uma das categorias.

 

O júri distinguiu o trabalho jornalístico que a Aveiro Mag desenvolveu, em 2021, e que centrou atenções em projetos que, com o apoio dos fundos europeus, continuam a fazer de Aveiro uma região de vocação marítima. Uma série de reportagens que foi ao encontro de investigadores, empresários, dirigentes associativos e autarcas da região, de forma a dar a conhecer alguns dos projetos financiados e esclarecendo os leitores quanto às oportunidades que a União Europeia tem trazido à economia do mar na região.

 

Além da Aveiro Mag, foram também premiadas a RTP, na categoria nacional, com a reportagem “O Que Ficará dos Fundos Europeus”, da autoria e Anabela Almeida. Na categoria estudante, o prémio foi atribuído à reportagem “O combate europeu ao frio que nos desune”, da autoria de Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa e Talismã Xavier, estudantes de Comunicação e Jornalismo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.

 

O Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal. Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus. Foi atribuído pela primeira vez a 9 de maio de 2017, Dia da Europa.

 

A esta quinta edição, apresentaram-se um total de 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país, numa diversidade de temas e formatos.

 

 

Partilhar

Post a Comment