Exposição celebra os 550 anos da Princesa Santa Joana em Aveiro

 

 

Esta quinta-feira, 12 de maio, Feriado Municipal em Aveiro, é inaugurada (12h45), a Exposição “Princesa Santa Joana – 550 Anos em Aveiro” no Museu de Aveiro/Santa Joana.

 

A exposição, inserida no programa das Comemorações do Feriado Municipal, surge a partir do “Memorial” da Princesa, fonte primordial para a conhecermos, entre a hagiografia e a história. Contempla o seu retrato, tesouro nacional e que muito a revela, num primeiro núcleo que se refere ao tempo do seu nascimento, à sua educação de Princesa-Infante modelada dentro da renovação espiritual do século XV.

 

No segundo núcleo, que compreende o tempo em que esteve em Aveiro, 1472-1490, é ilustrado por uma pintura rara de uma coleção particular. Do seu tempo pouco resta, mas ainda se pode ver e ouvir soar a sineta que chamava as religiosas à refeição ou o travesseiro em que deixou a vida terrena.

 

O terceiro núcleo integra preciosos documentos do seu processo de beatificação e valiosas relíquias, assim como, e até aos nossos dias, obras de artistas que a celebraram em escultura, pintura, biografias e hagiografias, romance, teatro, poesia, música… e não só em Aveiro, mas num todo abrangente, em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil ou os EUA.

 

Um património imaterial e material relevantes que com esta celebração dos 550 Anos se comemora, como acontece com a presente exposição que procura acrescentar ao discurso precioso do Museu de Aveiro/Santa Joana peças e referências inéditas, e que terá lugar de 12 de maio a 28 de agosto.

Partilhar

Post a Comment