AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Músicos ilhavenses cantam o seu linguajar na terceira edição da Milha

Artes

Em quatro criações exclusivas, apresentações, oficinas, showcases, concertos ou festas, dezenas de músicos ilhavenses foram desafiados a trabalhar o seu território. A Milha, festa dos músicos e da música de Ílhavo, acontece durante quatro dias, de 31 de outubro a 3 de novembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré.

Duas dezenas de espetáculos, organizados pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, partem ou direcionam-se para a “palavra”. Se nas primeiras edições a Milha desafiou os músicos a trabalhar o cancioneiro de Carlos Paião e a temática marítima, este ano é a partir do linguajar Ílhavo que escolas, bandas, artistas, ranchos, criadores, poetas, djs e comunidade são convidados a pensar momentos inéditos em que se encontram na e para as suas cidades.

A Milha surgiu em 2017 destinada a ser uma plataforma de encontro entre artistas, bandas, escolas e outras associações culturais locais. A partir desta Festa, têm surgido projetos que se estendem para lá da Milha e redes que se fortalecem. A produção musical ilhavense tem sido encorajada, tendo crescido ao longo dos últimos dois anos. Além de se criarem oportunidades no contacto entre agentes locais, a Milha tem criado, através de parcerias externas, novos estímulos para a criação de uma cena musical ilhavense.

Além dos espetáculos exclusivos, dos incentivos às combinações inéditas e das estreias, a Milha aposta também na formação. Este ano há duas oficinas, uma de criação, com a ondamarela, outra de agenciamento, com Márcio Laranjeira.

Num cartaz com mais de vinte espetáculos, de showcases a um baile, destaque para a exibição do filme “Heróis do Mar” (dia 31, 21h30), longa-metragem dos anos 70, aqui dobrada e encenada por Alexandre Sampaio e musicada pela Orquestra Filarmónica Ilhavense com a orientação de Henrique Portovedo, depois de restaurada, a sua única cópia, pela Cinamateca-ANIM.

Nota ainda para “Dito por não dito” (1 de novembro, 21h30), uma criação de Rui Sousa que trabalha o efeito repetitivo do linguajar e dos movimentos da dança de um rancho folclórico, contando com a participação dos solistas Andreia Alferes, Ricardo Fino e Vanessa Marques Oliveira e ainda dos ranchos do Município de Ílhavo.

A Milha acontece na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A entrada é gratuita.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.