laboratório

Antiga depuradora vai transformar-se em laboratório de pesca e aquicultura

laboratório

 

O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – vai financiar o novo Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos de Pesca da Universidade de Aveiro. A estrutura, única no país, permitirá prestar serviços às empresas e atestar a origem geográfica e os métodos de produção de bens de origem marinha. Com início da atividade previsto para 2025, o futuro equipamento tomará o lugar da antiga depuradora de bivalves, junto ao ECOMARE, na Gafanha da Nazaré.

 

Tal como Ricardo Calado, investigador do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – e do Departamento de Biologia da UA, tinha avançado à Aveiro Mag no ano passado, este laboratório constituirá uma das duas vertentes do CITAqua – Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura, a terceira unidade do ECOMARE, a ser instalada na antiga depuradora de bivalves, na Gafanha da Nazaré. Recorde-se que o ECOMARE é ainda constituído pelo CPRAM – Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos – e o CEPAM – Centro de Extensão e Pesquisa em Aquacultura e Mar.

 

Sete milhões de euros serão aplicados na instalação e criação da estrutura, mais concretamente, na reabilitação e adaptação do edifício da antiga depuradora, na aquisição de equipamento, contratação de dois investigadores e dois técnicos superiores. Este investimento contribui para a implementação da estratégia da Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de modelos sustentáveis de valorização dos recursos vivos marinhos, em linha com a Estratégia Nacional para o Mar e a visão europeia para a Bioeconomia Azul.

 

No futuro, o CITAqua terá ainda um Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves, dedicado à produção e valorização de micro e macroalgas, assim como moluscos bivalves, espécies de níveis tróficos mais baixos que não dependem de rações para o seu desenvolvimento e que, embora abundantes na Ria de Aveiro, estão ainda pouco estudadas.

Partilhar

Post a Comment