
Câmara da Mealhada vai ter um Provedor do Munícipe
A Câmara da Mealhada assinalou, esta tarde, o Dia do Município com o anúncio da criação da figura do Provedor do Munícipe, e a assinatura de um protocolo de cooperação com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que permitirá ao Município receber reclusos de profissões técnicas específicas – jardineiros, carpinteiros, eletricistas – que rareiam no mercado de trabalho.
“O provedor do munícipe é um conceito que defendemos há muito e que julgamos crucial para o exercício de um poder autárquico de proximidade e defesa das populações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
António Jorge Franco sublinhou que este será um processo independente que será conduzido por Júlio Penetra, personalidade que foi convidada para liderar a equipa de trabalho que terá como missão apresentar o nome do futuro provedor. “Não sou eu, presidente, não somos nós, executivo, que vamos escolher o Provedor do Munícipe da Mealhada. O senhor Júlio Penetra irá constituir uma equipa de trabalho e será esta equipa a propor, de forma independente, o nome de tão elevada e importante figura à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Mealhada”, referiu o autarca.
Júlio Penetra assumiu a missão de “coordenar este projeto de democracia participativa”, referindo que “este será, em primeiro lugar, um compromisso com os munícipes”.
Outro ponto alto das cerimónias foi a assinatura do protocolo de Cooperação entre o Município da Mealhada e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Através deste, alguns reclusos irão trabalhar no concelho da Mealhada em áreas técnicas em que o município tem dificuldade em contratar profissionais, nomeadamente jardineiros, eletricistas, canalizadores.