caravela

Caminho Marítimo a Santiago: peregrinação por mar convida à descoberta da costa portuguesa

Caminho Marítimo a Santiago

 

As Estações Náuticas da Ria de Aveiro – Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos – acolheram, este fim de semana, o cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago. Lideradas pela caravela Vera Cruz, cerca de duas dezenas de embarcações cumprem este “primeiro teste” do que se pretende possa vir a ser a estrutura de apoio a uma peregrinação marítima ao longo da costa portuguesa.

 

O objetivo deste novo e primeiro Caminho Marítimo de Santiago é potenciar o turismo náutico e a Rede de Estações Náuticas de Portugal de uma forma inovadora e sustentável, recriando, na costa portuguesa, a lendária viagem da “Barca de Pedra”. Foi esta expedição que, de acordo com o mito, no primeiro milénio, transportou o corpo do apóstolo Tiago, o santo peregrino, desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza.

 

A bordo da Vera Cruz, atracada no porto bacalhoeiro da Gafanha da Nazaré, António José Correia, antigo presidente da câmara municipal de Peniche e atual coordenador da Rede de Estações Náuticas de Portugal, explicou que, “até ao final do ano, teremos o trabalho de estruturação deste produto de modo a que obtenhamos a certificação do Turismo de Portugal e da Direção-geral do Património Cultural para que este itinerário, no quadro dos caminhos portugueses de Santiago, possa converter-se num grande motivo de atração em benefício de todos os territórios”.

 

 

 

 

O cruzeiro inaugural teve início em Vila Real de Santo António, a 28 de maio, e deverá atracar em Pádron, no dia 12 de junho. Serão, ao todo, 500 milhas náuticas percorridas, às quais se acrescentam os cerca de 12 quilómetros que ligam Pádron a Santiago de Compostela, trajeto que os nautas peregrinos cumprirão a pé.

 

O Caminho Marítimo a Santiago prossegue amanhã, segunda-feira, dia 6 de junho. A largada das embarcações está prevista para a primeira preia-mar, por volta das 8h00.

 

Caminho Marítimo a Santiago

 

*Foto: Afonso Ré Lau

Partilhar

Post a Comment