
Estarreja organiza visitas performativas para conhecer a história da cultura de arroz
Durante dois dias – 18 e 19 de junho –, em Estarreja, parte-se à descoberta das histórias dos habitantes e trabalhadores da antiga fábrica do descasque do arroz.
O Município de Estarreja desafiou a Casa da Esquina e nasceu um projeto de teatro, em forma de visita guiada, que percorre numa linha de tempo os espaços da futura Fábrica da História – Arroz em Estarreja. Nessa linha de tempo, o público é convidado a descobrir a história oficial de Estarreja cruzando-se com a história subjetiva. “Nessa interseção vamos à procura do que ficou na memória dos habitantes e antigos trabalhadores para ativar e poder transmiti-la a outros, e com isso mantê-la viva e luminosa para as gerações futuras”, explicam, em comunicado.
Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura da câmara municipal de Estarreja, salienta que esta iniciativa pretende “abrir as portas da antiga Hidroelétrica de Estarreja – Fábrica do Descasque do Arroz, ainda na fase final da obra de reabilitação, dando a conhecer as histórias que fizeram aquele espaço industrial no passado, ativando a curiosidade dos visitantes para o que será a Fábrica da História – Arroz, na certeza de que será sempre um espaço de Memória Coletiva Municipal.”
As visitas performativas estão agendadas para o dia 18 de junho, sábado, com sessões às 11h, 15h e 17h; e dia 19 de junho, domingo, às 11h00. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória.