AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Um novo espaço para jogar basquetebol ao ar livre na Gafanha da Nazaré

Modalidades

Foi ontem inaugurado, na Gafanha da Nazaré, um novo campo 3x3BasketArtque homenageia atletas locais e incentiva a população a ir para a rua jogar basquetebol.

Localizado no jardim da Alameda Prior Sardo, o novo espaço desportivo promovido pela câmara municipal de Ílhavo e pela Federação Portuguesa de Basquetebol, presta homenagem, pelo traço artístico de Fábio Carneiro, a Joana Soeiro e Francisco Amarante, atletas internacionais nascidos na Gafanha da Nazaré e formados na secção de basquetebol do GDG – Grupo Desportivo da Gafanha –, figuras de destaque e referências para a comunidade naquilo que é o desporto no município de Ílhavo.

“A Joana e o Francisco são ‘made in GDG’. E agora têm a responsabilidade de inspirar os atletas do Gafanha, do Illiabum, mas também das duas freguesias do município que não têm prática desta modalidade, para que possamos cada vez mais assumir Ílhavo como território de basquetebol”, apela Tiago Lourenço.

Este é o primeiro de quatro espaços 3x3BasketArt projetados para o município de Ílhavo. O segundo – que, de acordo com o vereador do Desporto da câmara municipal, “está praticamente pronto” –, localiza-se na Gafanha do Carmo, sendo que ainda estão previstos equipamentos semelhantes para as freguesias da Gafanha da Encarnação e de São Salvador. O investimento global do município é de cerca de 60 mil euros.

O momento de inauguração contou com a presença da seleção nacional de basquetebol (seniores masculinos), que Francisco Amarante integra, e que está em Ílhavo, em estágio. Curiosamente, “o obreiro” destes projetos 3x3BasketArt, que têm vindo a ser implementados de norte a sul do país, é um munícipe ilhavense: Rui Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, deixou uma palavra ao mentor do projeto 3x3BasketArt – o vice-presidente Rui Dias – vincando a sua “criativa e feliz ideia de juntar o basquetebol e a arte urbana”.

Para Manuel Fernandes, o objetivo fundamental deste projeto é, por via da requalificação de espaços degradados e do seu embelezamento por artistas de arte urbana, trazer o basquetebol para a rua. “Aburguesámo-nos! O basquetebol é um jogo que se pode fazer na rua. Porque é que só jogamos no interior de instalações , quando temos um bom clima e muito do trabalho sem treinador, o auto-treino, pode ser feito na rua? Para quem gosta de fazer uns lançamentos com o primo, o sobrinho, o neto ou a neta, tem aqui uma oportunidade. É um espaço que serve para todas as idades e que está aberto a toda a hora, não é preciso pedir chave a ninguém”.

“Vejam como isto é simples: uma tabela, metade de um campo, três jogadores em cada equipa e temos aqui uma atividade competitiva”, explica o presidente da federação, antecipando já a eventual organização de torneios nos novos espaços 3x3BasketArt.

Manuel Fernandes não quis deixar de dar uma palavra de reconhecimento aos atletas ilhavenses ali homenageados, mas também aos seus pais, presentes na cerimónia, congratulando-os pela aposta numa educação virada para o desporto e a atividade física, em especial, para o basquetebol.

Fernando Caçoilo recorda que “Ílhavo, com o Illiabum, já tem o basquetebol no coração há muito tempo”, mas até há alguns anos, a modalidade “não tinha grande expressão na freguesia da Gafanha da Nazaré”. Terá sido com o atual presidente da câmara como presidente que, há cerca de 30 anos, o GDG criou a secção de basquetebol. “E em boa hora a secção nasceu porque, daí para cá, tem produzido uma grande quantidade de valores para o desporto e para a nossa terra”, reclama.

O autarca acredita que a construção destes novos campos de basquetebol de rua pode não só ajudar a promover ainda mais a atividade física ao ar livre e a saúde de quem a pratica, mas também incentivar ao incremento da modalidade no município de Ílhavo, particularmente, nas freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo.

*Fotos:Afonso Ré Lau

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.