Festival AVANCA centra atenções nos “Deslocados”

 

 

 

O 26º AVANCA Festival Internacional de Cinema, cuja competição decorre entre 27 e 31 do corrente mês de julho, comemora um quarto de século sob o signo dos “Deslocados”. Atento aos grandes movimentos de deslocação de pessoas em tempo de conflitos desmesuradamente armados, da Síria, da Ucrânia, da África, para só referir os mais visíveis, o Festival de Cinema AVANCA será este ano um espaço da sua visibilidade.

 

Estando previsto a exibição de cerca de 130 filmes, entre longas e curtas metragens vindas de países dos cinco continentes, um terá especial atenção dada a sua singularidade. Ao longo de 16 anos, entre 2005 e 2020, o cineasta chinês Zhandong MA, com produção de Hong Kong, filmou na segunda zona especial do Estado Wa de Myanmar. Durante a reforma agrária e a Revolução Cultural na China, muitas pessoas fugiram para ali, tornando este no maior ponto de encontro da nacionalidade Han na região. Em “Nowhere People” (Pessoas de lugar nenhum) o cineasta centra-se nas mudanças de vida de Li Simei e Vovó Chen após a proibição do cultivo das drogas. Tempos em que os seus filhos não puderam voltar à China e as suas identidades não foram reconhecidas. Um lugar que passou a ser um sistema geopolítico marginalizado, um “enclave” sem identidade.

 

Este longo e polémico filme de um cineasta que continua a trabalhar e morar em Chengdu (China), aborda a política, a história, as drogas e a forma como os indivíduos do “Triângulo Dourado” tragicamente se defendem. As vidas de Li e Chen, que deixaram as suas cidades natais, desaparecem com o curso da história na terra montanhosa que já foi cheia de papoulas no norte de Myanmar. Deslocados que sobrevivem onde o conceito de “nação” é apenas uma ilusão.

 

O 26º AVANCA inicia-se no dia 22 e as competições internacionais vão decorrer entre 27 e 31 no Auditório Paroquial de Avanca, no Cinema Vida em Ovar, e com exibições especiais no Cine Teatro de Estarreja e no Espaço Estação.

 

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja, Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Partilhar

Post a Comment