O município de Aveiro irá levar a efeito a conferência “Cultura e Tecnologia”, no dia 13 de dezembro, a partir das 14h30, no Centro de Congressos. O evento, que integra a programação do 4.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, é organizado em colaboração com o Jornal de Notícias (JN).
“O município e a região de Aveiro têm uma relação muito próxima com a inovação e a tecnologia e por isso decidimos dedicar o último trimestre da Capital Portuguesa da Cultura a esta temática e à sua relação com a cultura. Além de ser um elemento fundamental da identidade de Aveiro, das suas empresas e da sua gente, a tecnologia está presente da vida de todos, pelo que é da maior importância dedicar esta conferência abordar os desafios que nos são colocados, especialmente numa altura em que Inteligência Artificial faz cada vez mais parte do nosso dia a dia”, afirma o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, que fará a sessão de abertura deste evento, juntamente com o diretor do JN, Vítor Santos.
A conferência irá contar com a participação de diversos académicos e especialistas, que irão debater os desafios futuros colocados pelas novas tecnologias e pela Inteligência Artificial (IA), particularmente no mundo do trabalho e no contexto português.
A primeira intervenção, dedicada ao futuro da Cultura e da Tecnologia, estará a cargo do keynote speaker do evento, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação Luís Paulo Reis.
Segue-se o primeiro debate sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, que será moderado por Helena Norte, chefe de redação do JN, e que contará com participação do diretor da Altice Labs, Paulo Firmeza, de Dora Martins, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP), e de Pedro Santos, vice-presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital.
Num segundo painel, onde se questiona se a IA é nossa amiga, o vice-presidente da Câmara de Aveiro, Rogério Carlos, estará acompanhado por Paulo Novais, professor da Universidade do Minho e Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes) e Luís Agrellos, managing partner da Gema. A moderação será de Manuel Molinos, diretor digital editorial do JN.
O encerramento da conferência estará a cargo de José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.