Os utentes dos lares do Centro Paroquial de São Bernardo, Centro Social Santa Joana Princesa, Florinhas do Vouga e Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social do Distrito de Aveiro envolvidos no projeto Cantar-o-Lar têm uma nova performance artística para apresentar ao público aveirense. Será este domingo, pelas 15h00, no palco do Teatro Aveirense.
Depois de uma primeira apresentação, no final de junho, este projeto, que tem a curadoria de Martim Sousa Tavares, tem vindo a trabalhar em novas músicas e letras - sempre tendo por base as memórias e tradições de Aveiro, bem como os sonhos para o futuro da cidade -, e irá agora partilhá-las com a comunidade.
“Em palco vão estar 54 utentes mais 11 colaboradores dos lares”, anuncia Stephanie Rowcliffe, coordenadora do projeto, notando que este grupo representará um conjunto mais alargado de seniores. “Participaram nas sessões realizadas nos lares um total de 82 seniores, mas nem todos vão conseguir ir para o palco”, na certeza de que a componente mais importante deste projeto passa, precisamente, “pelo trabalho que se vai fazendo nos lares”. “É cocriativo. Partimos das memórias deles, das suas ideias, dos seus sonhos, para criar as letras e as melodias”, realça.
E o que podemos esperar deste segundo espetáculo? “Continuamos a celebrar Aveiro e os aveirenses, mas nota-se que é uma visão já mais de dentro”, desvenda a coordenadora. Também os cantores e intérpretes evoluíram, uma vez que já vêm com toda uma experiência acumulada. “Conseguimos elevar a fasquia”, garante.
O Cantar-o-Lar, que tem orientação artística de Beatriz Mendes e Daniel Almeida, surge no âmbito do desafio lançado pela Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura à Orquestra Sem Fronteiras. “O desafio passava por trabalhar, no âmbito da cultura, a componente da saúde e bem-estar, e pareceu-nos interessante fazer um trabalho junto dos lares. E a verdade é que temos assistido a histórias de grande envolvimento e vontade de estar presente por parte dos utentes”, vinca Stephanie Rowcliffe.
O espetáculo deste domingo tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no Teatro Aveirense.