“A Pedra Sonha Dar Flor” de Rodrigo Areias será apresentado esta terça-feira, dia 10 de dezembro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense com a presença do realizador e em forma de cine concerto com Dada Garbeck. O filme tem como pano de fundo o estuário aveirense.
O filme acontece numa casa de hóspedes da Vila Húmus, perdida nos confins da Ria de Aveiro, onde se sobrevive num tempo sombrio. K. Maurício, escritor, mergulha na sua obra A Morte do Palhaço, tornando-se refém de sonhos impossíveis. Pita, um facilitador, manipula palavras e pessoas, divertindo-se num jogo cínico com quem o rodeia. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena corre uma história sem esperança, a partir das obras de Raul Brandão.
Com Nuno Preto, João Pedro Vaz, Miguel Moreira, Gustavo Sumpta e Paula Só, o filme irá ser musicado ao vivo por Dada Garbeck.
O filme será apresentado pelo realizador que, nasceu em Guimarães, em 1978.
Rodrigo Areias iniciou estudos em gestão, mas foi em som e imagem que acabou por se formar no Porto. Mais tarde, especializou-se em Realização Cinematográfica, na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque, tendo frequentado os programas Eurodoc e Venice Biennale College.
Areias tem vindo a construir uma carreira singular no cinema português, quer como realizador, quer como produtor, nomeadamente através da produtora Bando à Parte, sediada em Guimarães. Produziu e co-produziu obras de realizadores como Edgar Pêra, F. J. Ossang, Gabe Klinger, Ana Rocha de Sousa, Matías Piñeiro, André Gil Mata, Oliver Laxe, João Rodrigues, Jorge Quintela, entre outros.
Foi responsável pela produção de cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, em que se incluem filmes de realizadores como Jean-Luc Godard, Aki Kaurismaki, Peter Greenaway, Manoel de Oliveira, Pedro Costa, Victor Erice, entre muitos outros.
Como realizador, da sua filmografia destacam-se as longas-metragens Estrada de Palha (2011), Ornamento & Crime (2015) e Surdina (2019), O Pior Homem de Londres (2024) e com os quais foi premiado em inúmeros festivais internacionais.
Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4 euros, tendo o pack de dezembro 50% de desconto na compra das sessões do mês.
O ciclo "Os Filmes das Nossas Terças" é uma curadoria da Plano Obrigatório com o apoio do Teatro Aveirense, do ICA / Ministério da Cultura e do Município de Aveiro.