O Teatro Aveirense acaba de abrir as inscrições para o seu novo Laboratório de Dramaturgia que irá contar com sessões teóricas com dois formadores internacionais: o inglês Tim Etchells e o vietnamita, Apichatpong Weerasethakul. Este ano, em relação às duas edições anteriores (2022 e 2023), apresenta uma novidade: no final das sessões será apresentado um pequeno espetáculo de percurso, no teatro Aveirense, para o qual os participantes orientarão os seus trabalhos. À semelhança das edições de 2022 e 2023, será editado um livro com alguns dos textos dos participantes.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação textual dramática, bem como promover o conhecimento e a reflexão teórica sobre as diferentes manifestações históricas da dramaturgia. Através de um painel composto por diferentes artistas e académicos, pretende-se oferecer um acompanhamento teórico e prático a todos os formandos, que terão a oportunidade de desenvolver e editar os seus próprios trabalhos.
O Laboratório de Dramaturgia tem início no dia 23 de fevereiro e estende-se até julho, com a duração de seis meses, com sessões práticas e sessões teóricas. As sessões práticas serão orientadas por Bruno dos Reis e as sessões teóricas pelos restantes formadores: Jorge Palinhos, Guilherme Gomes, Mickael de Oliveira, Keli Freitas, Teresa Coutinho, Luís Araújo e os internacionais: Tim Etchells e Apichatpong Weerasethakul.
Serão feitas pelo menos três sessões por mês, sempre ao domingo. As sessões são, na sua maioria, em regime presencial, no Teatro Aveirense. Regularmente às 17h00.
As inscrições estão abertas até 23 de fevereiro e podem ser realizadas mediante envio de formulário de inscrição disponível em www.teatroaveirense.pt, destinado a artistas profissionais, semiprofissionais e amadores e demais interessados em iniciar a prática da dramaturgia.
O valor total da inscrição é de 90 euros para estudantes e 180 euros para não estudantes. Aplica-se desconto de 20% nas inscrições até 8 de fevereiro.
O Laboratório de Dramaturgia pretende ser uma plataforma que incentiva a experimentação e a criação, oferecendo aos seus participantes um conjunto de ferramentas e metodologias práticas que potenciem a idealização, conceção e realização das suas obras pessoais.