O Porto de Aveiro acaba de ganhar não uma, mas duas mascotes

 

 

 

A ideia começou a germinar no Departamento de Ambiente e não tardou a merecer a simpatia de toda a equipa. O Porto de Aveiro acaba de adoptar duas mascotes, um casal de gansos, que estão encarregues de uma missão especial: assegurar a limpeza de um terreno contíguo ao edifício da administração. O “Porto” e a “Ria”, assim se chamam os novos “elementos” da equipa portuária, já conquistaram o coração de quem por ali trabalha.

 

“São os novos colaboradores do Porto de Aveiro”, faz questão de vincar Jorge Rua, do Departamento de Ambiente e grande responsável pela nova aquisição. “Temos aqui todo este espaço vedado, que cria ervas e representava um custo para a administração, e ocorreu-nos colocar aqui um casal de gansos para limpar o terreno. Tanto mais porque eles não dão trabalho nenhum, à exceção de terem que ter sempre água limpa”, enquadrou.

 

A chegada do “Porto” e da “Ria” foi tão acarinhada que já há planos para melhorar o espaço onde eles se encontram. “Neste momento, eles têm lá duas mini-piscinas, mas há planos para fazer um pequeno lago”, anuncia Jorge Rua, assegurando que “a água dos gansos pode ser aproveitada para a rega das árvores e espaços aqui junto à administração portuária”. Tudo se aproveita, em prol do ambiente.

 

A experiência vai já com duas semanas de duração e o balanço não podia ser mais positivo. “Esta é uma aposta que pode ser seguida por outras empresas e instituições para manter os espaços, desde que a área esteja devidamente vedada. Também pode ser feito com cabras, mas os gansos têm a vantagem de não comer árvores”, destaca aquele responsável.

 

Partilhar

Post a Comment