
Falta menos de uma semana para o arranque da Miss Prio Cup
Já falta pouco para o arranque do campeonato mais feminino do surf nacional. É já dia 3 de Agosto (até ao dia 5) que a Miss Prio Cup toma conta da praia da Costa Nova, em Ílhavo, onde as melhores surfistas nacionais estarão em competição para o Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO).
Organizada pela Associação de Surf de Aveiro (ASA), a Miss Prio Cup é muito mais do que competição, pois tem sido ao longo dos anos, não só uma rampa de lançamento para as jovens surfistas em início de carreira, mas também um importante evento de promoção do surf junto da população em geral e ainda de consciencialização para as questões ambientais, que hoje estão tanto na ordem do dia.
Assim, para além da prova de qualificação que permitirá à vencedora competir no quadro principal do Nacional de surf junto das melhores atletas nacionais, o campeonato mais perfumado do surf português promove junto dos banhistas experiência gratuitas de surf, que para muitos é apenas o início de algo que vão querer continuar no futuro.
Experimentar deslizar nas ondas, apoiados pelos instrutores da ASA, é algo de inesquecível para miúdos e graúdos que aproveitam a oportunidade proporcionada ao longo dos três dias do evento. Também os utentes de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Ílhavo têm a oportunidade única de experimentar surfar umas ondas.
Esta ação de responsabilidade civil da Miss Prio Cup estende-se ainda à Onda Solidária, em que a organização doa 1 euro por cada onda surfada à Associação Cordis.
Sensibilização ambiental
Nesta 18ª edição, o evento volta a sensibilizar os veraneantes e as surfistas para a importância da proteção e preservação ambiental. Com a colaboração do movimento “Não Lixes”, a intenção é sensibilizar todos para a importância de manter as praias limpas.
De 3 a 5 de Agosto, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, a festa do surf feminino acontece pela 18ª vez e espera por todos.