Arte de Orlando Almeida em exposição na Vagueira

 

 

 

O espaço Giro Microarte – localizado na Farmácia Giro, na Vagueira, município de Vagos – tem patente, até 23 de Setembro, a exposição “Ciclo”, do escultor Orlando Almeida. A mostra é composta por 20 peças esculpidas virtualmente em software 3D e posteriormente construídas através de impressão 3D.

 

Com curadoria de Fernando Gaspar, Francisco Providência, Paulo Neves e Mário Marnoto, esta exposição assenta num conceito estético “baseado no ciclo de vida celular, que inicia a sua formação por meio da divisão da célula-mãe e vai até a sua própria divisão, com a formação das células-filhas”.

 

“O exemplo do ciclo de vida dos seres vivos, (o estágio que o organismo passa ao longo do tempo, desde a sua formação embrionária até ao estágio de maturidade reprodutiva e senescência), serviu como inspiração”, é referido no catálogo da exposição.

 

Nascido a 2 de novembro de 1977 na aldeia de Valdigem, concelho de Lamego, Orlando Manuel Nunes de Almeida, é licenciado Design de Produto pela ESAD (Escola Superior de Arte e Design) e tem feito carreira na área de design de produto e de interiores. Aos 21 anos conheceu o mestre que o fez sonhar e pensar que seria possível também para ele ser escultor. Os ensinamentos e amizade de Paulo Neves, marcam o seu percurso pessoal e profissional, tornando-se num forte incentivo para se mostrar ao mundo como escultor, atividade que exerce desde 1996 e não pretende deixar de exercer nunca.

Partilhar

Post a Comment