Livros: Pedro Ribeiro da Silva estreia-se no mundo da ficção

 

 

 

 

O urbanista Pedro Ribeiro da Silva está prestes a lançar “A Cidade dos Dias Desacontecidos”, livro que assinala a sua estreia no mundo da ficção. O antigo vereador da Câmara Municipal de Aveiro e ex-presidente da extinta Região de Turismo Rota da Luz, já tinha lançado dois livros técnicos e dois guias turísticos. “Começou a perceber que uma história sobre a cidade fazia mais pelos conceitos urbanos do que os grossos volumes de um Plano Diretor Municipal” e, ao fim de três décadas, resolveu “comunicar de distinta forma sobre o mesmo assunto de sempre”, é referido na nota biográfica apresentada no livro.

 

Publicado pelas Edições Glaciar, “A Cidade dos Dias Desacontecidos” chegará às livrarias no início de Setembro. Trata-se de um livro “que dilui a fronteira dos géneros literários. Tendo a estrutura de um livro de contos, aproxima-se do romance por duas vias: a do tempo simultâneo em que as ações ocorrem e o personagem que se mantém ao longo dos 25 textos que o compõem”, refere a sinopse.

 

“Trata-se de dois tempos de confinamento à escala da hora e do local próprio, isto é, escrito, justamente nos dias em que as ações ocorrem. Por exemplo, o paradoxo do Dia da Liberdade ser vivido em tempo de confinamento; o dia da mudança da hora que se revela muito mais do que isso; ou aquele primeiro domingo em que as pessoas se recolheram a casa apesar de ainda não estar decretada essa obrigatoriedade”, é ainda revelado.

 

Natural do Porto, Pedro Ribeiro da Silva fez de Aveiro a sua cidade quando ingressou no curso de Planeamento Regional e Urbano da UA. Foi presidente da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, APPLA, e fundador e dirigente da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade, entre outras funções. Na área cultural e desportiva, foi presidente do Cineclube de Aveiro, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultura da Região de Aveiro, e também presidiu ao FC Bom Sucesso de Aveiro.

 

É autor dos livros Urbanismo e Ordenamento do Território Revisitado e Do Fim do Mundo ao Princípio da Rua, assim como dos roteiros urbanos turísticos Guimarães Capital Europeia da Cultura e Aveiro Cidade de Água. C

 

 

Partilhar

Post a Comment