
XVIII edição do Raid Ibérico passa este domingo por Aveiro
Aveiro é um dos pontos de passagem da 18ª edição do Raid Ibérico, que une o Aero Clube de Bragança (ACB) e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha. Durante cinco dias, de 3 a 8 de setembro, 60 pessoas, distribuídas por 32 aeronaves, visitarão Bragança, Aveiro, Vila Nova de Cerveira, em Portugal, seguindo para Léon, Madrid e Castellón, em Espanha. Em cada aeródromo que recebe a comitiva há visitas estáticas às aeronaves e, sempre que possível, batismos de voo. Na cidade da ria, o evento terá como anfitrião o Aeroclube de Aveiro.
Este convívio teve paragem forçada em 2020, devido à pandemia e foi a única exceção desde o arranque. Na edição deste ano, devido às condições meteorológicas adversas, metade do percurso vai ser feito de autocarro. “São situações que fogem ao nosso controlo, mas o mais importante é o convívio e as visitas que temos programadas em cada uma das cidades e não vamos deixar de as fazer”, explica Nuno Fernandes, presidente do ACB.
A vontade de voar, de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha e a ânsia de participar neste convívio aeronáutico entusiasma os participantes e há diversos casos de pilotos que fazem o Raid Ibérico, sem falhar, desde a 1ª edição.
Nesta edição, o grupo de aeronautas visita seis regiões: “Há sempre programas culturais que nos permitem conhecer alguns pontos, outras cidades e vilas próximas”, acrescenta. Em cada local de paragem o grupo de 60 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.
A passagem por Aveiro está marcada para este domingo.
Vasco Neves
Afinal o Aeroclube de Aveiro está bem vivo e cumpre funções que outras entidades – oficiais – deviam chamar a si e não o fizeram !