Há umas “Escadas para o pôr-do-sol” que também são um grito de alerta

 

 

 

Na Avenida da Força Aérea Portuguesa, em pleno centro da cidade de Aveiro, há alguns meses que a habitual vista sobre a ria ficou condicionada devido às obras em curso. “Deixou de ser possível apreciar o pôr-do-sol sobre a paisagem aveirense”, lamenta o Coletivo 6 2 4, que decidiu pôr mãos à obra, “alertando, de uma forma subtil, para o impacto que uma simples vedação metálica pode ter na vivência de uma cidade”.

 

O grupo formado, em 2021, por seis arquitetos finalistas da Faculdade de Arquitetura do Porto, decidiu colocar ali uma instalação, intitulada “Escadas para o pôr-do-sol”. Consiste numa escada de três degraus, feita a partir de paletes inutilizadas, o suficiente para reintegrar a vista do pôr-do-sol na avenida.

 

A estrutura “nasce, então, como uma intervenção tática que pretende reivindicar o espaço público das Barrocas e mostrar aos aveirenses que é possível apropriarem-se das ruas que habitam, de uma forma simples e eficaz”, explica o coletivo.

 

A instalação estará disponível durante o verão, sendo que, por ser temporária e dependente daqueles que a utilizam, não tem uma data de encerramento definida a priori.

Partilhar

Post a Comment