AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Capital Portuguesa da Cultura: Aveiro 2024 “não terminará”

Sociedade

 

“Aveiro 2024 começou, mas não terminará”. A convicção foi deixada, na tarde deste domingo, em Aveiro, pela ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na cerimónia de encerramento da programação Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Ainda que Braga seja agora a detentora do título, a cidade da ria não está “a encerrar nada”. “A própria cultura não se harmoniza com a imagem de um segmento curto, algo que tem um princípio e fim”, enquadrou a governante, antes de felicitar Aveiro pelo trabalho realizado ao longo deste ano, num discurso interrompido por algumas palmas extemporâneas - que soaram a manifestação de protesto. 

Foram “mais de 700 eventos, mais de 100 estreias” que preencheram “bem o calendário de todo o ano”, destacou, por seu turno, o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, anunciando três eventos, em 2025, para “prestar contas”. “Não só dos números, mas para que a história fique contada”, apontou, revelando já as datas: 12 de fevereiro, 23 maio e 10 de junho.

O autarca fez também questão de “agradecer a toda a gente que deu o seu contributo”, começando pelo Governo de Portugal, passando pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e terminando na sua equipa da Câmara Municipal de Aveiro. “Ainda por cima lidámos com dois governos”, lembrou,  agradecendo ao anterior Primeiro-Ministro, António Costa, e ao atual líder do executivo, Luís Montenegro. Os antigos ministros Adão e Silva e Ana Abrunhosa, assim como a atual titular da pasta da Cultura, Dalila Rodrigues, também mereceram honras de destaque numa lista que contemplo, ainda, o Exército Português e a Marinha.

Em jeito de balanço, o edil fez ainda referência a quatro espetáculos em particular, dois dos quais realizados nos canais urbanos da Ria de Aveiro – a 20 de julho, no Festival dos Canais, e a 1 de dezembro, na abertura do Boas Festas em Aveiro – e outros dois realizados na rua – às primeiras horas de 2024 e o espetáculo de encerramento deste domingo.

A nível material, recordou a escultura do Rui Chafes, que fica a evocar Aveiro 2024, a obra de Siza Vieira, evocativa da antiga muralha, e a Casa de Música, em Aradas.

A cerimónia protocolar, realizada no Teatro Aveirense, antecedeu o grande espetáculo de encerramento, "Cenários Infinitos", pela companhia Theater Titanick, que encheu o centro da cidade de gente. 

 

Colegio Portugues Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag.

Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.