O projeto municipal “Trampolim”, criado em 2022 pelo Cine-Teatro de Estarreja (CTE), viaja até ao mais recente equipamento cultural da cidade, o museu Fábrica da História – Arroz, e transforma-o num “palco de criação” ao acolher dois concertos com as mais recentes vozes do fado.
Mel e José Geadas atuam no dia 3 de abril, e Ana Rita Prada e Francisco Moreira, no dia 8 de maio. Nestas noites dedicadas ao fado, os artistas são acompanhados por Mauro Resende, na viola; e por Sebastião Pereira, na guitarra portuguesa. Os espetáculos têm início marcado às 21h30.
O fado é elemento central na cultura portuguesa e Estarreja está atenta aos novos valores que emergem no panorama português. “O nosso público acedeu muito bem à primeira edição e, este ano, queremos voltar a proporcionar este momento diferente”, salienta Luís Portugal, programador cultural do CTE.
Esta plataforma emergente de artes performativas dirigida a novos criadores e intérpretes de música, de dança e de teatro, pretende dar a oportunidade a novos olhares sobre a criação artística num mundo em constante inquietação e transformação, e já recebeu outros jovens talentos nacionais, na área do fado, como Sérgio Onze, Beatriz Felício, Zé Maria e Filipa Biscaia.
Os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento obrigatório de bilhete no museu Fábrica da História – Arroz. Sujeito à lotação de sala.