As sessões “Que música ouvimos?”, promovidas pela Arte no Tempo em colaboração com o Museu de Aveiro / Santa Joana, estão de regresso.
Este sábado, 4 de outubro, inicia-se uma nova temporada de conversas em torno da música e o convidado da Arte no Tempo é alguém que, de forma mais ou menos directa, tem conduzido os destinos da cultura do município de Aveiro, desde 2016.
Licenciado em Relações Internacionais, com Pós-Graduação em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e Mestrado em Cidades e Culturas Urbanas pela Universidade de Coimbra, José Pina tem exercido diferentes atividades enquanto programador e gestor cultural, em diferentes equipamentos culturais e projetos artísticos.
No Teatro Aveirense, agora dotado de equipamento moderno e preparado para acolher projetos com as mais diversas exigências, formou uma equipa de excelência que surpreende positivamente as equipas artísticas e de produção que por lá passam em trabalho.
Director, Programador e fundador de eventos como o Festival dos Canais, Prisma – Art Light & Tech, Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, Festival Rádio Faneca, Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, Festival OITO24, mas também Director e Programador de espaços como o Cine-Teatro António Lamoso (Santa Maria da Feira), o Centro Cultural de Ílhavo e, nos últimos anos, o Teatro Aveirense, José Pina foi ainda o responsável pela criação e implementação do Plano Estratégico para a Cultura de Aveiro 2019-2030, Coordenador da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 e Coordenador Executivo e Programador de Aveiro2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Mas que música ouve e que relação tem com ela o atual diretor do Teatro Aveirense, que é também membro de várias redes europeias ligadas à criação artística, gestão e programação cultural e vice-presidente da Associação Portuguesa de Programadores Culturais?
Esse é um dos vários assuntos que serão abordados este sábado, após a tradicional visita orientada por José António Christo a uma das peças do Museu de Aveiro / Santa Joana. Nesta sessão, com início às 15h30, Diana Ferreira procurará dar a conhecer melhor José Pina, as suas preferências musicais e o trabalho que desenvolve nos bastidores.
Toda a comunidade é bem-vinda às sessões “Que música ouvimos?”, encontros informais e de entrada livre, que terminam invariavelmente com um chá partilhado.
A Arte no Tempo é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção Geral das Artes.