
UA preenche mais de 98% das vagas logo na primeira fase
Na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, a Universidade de Aveiro demonstrou elevada atratividade, preenchendo 98,1% das vagas. As quatro escolas de ensino politécnico preencheram a totalidade das vagas.
Num ano em que o número total de candidatos ao ensino superior decresceu relativamente ao ano anterior, a vice-reitora para a Qualidade, Comunicação e Sustentabilidade Ambiental, Ana Lillebø, revela que “a procura da UA evoluiu ainda assim de forma positiva, quer no número de candidaturas em primeira opção, quer no que respeita à taxa de preenchimento de vagas, posicionando-se novamente como a mais procurada das Universidades fora de Lisboa e Porto”.
Dos cursos com média de entrada mais elevada, destacam-se o curso em Engenharia Aeroespacial (184,4), Ciências Biomédicas (174,3), Engenharia Informática (174,0), Gestão (172,4) e Engenharia Biomédica (170,0). Cinco outros cursos registaram médias de entrada entre 163 e 168 (Biotecnologia, Economia, Psicologia, Design e o curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Aveiro), “ilustrando a diversidade de áreas do saber em que a UA se destaca e merece a preferência dos candidatos”, diz Ana Lillebø.
As 10 notas de entrada mais altas na UA, que ocorreram nos cursos de Ciências Biomédicas, Engenharia Aeroespacial, Design, Engenharia Biomédica, Biotecnologia e Engenharia Informática, constituíram também primeira opção dos respetivos candidatos.
“Daremos as boas-vindas aos novos estudantes de uma forma muito original, com o piquenique académico”, desvenda a vice-reitora. “Esta forma de acolhimento, única no panorama do ensino superior, tem proporcionado momentos únicos aos novos estudantes, e permite à Universidade dar-se a conhecer como é: aberta, jovem, alegre, acolhedora e singular”, sublinha a responsável.