AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Concurso de Jogos Florais da Murtosa dedicado à "Vida dos Cais"

Região

O município da Murtosa lançou a edição 2022 do Concurso de Jogos Florais que terá como mote “A Vida dos Cais” e decorrerá nas modalidades de pintura, conto e poesia.

Os trabalhos a apresentar não deverão exceder a 10 páginas, em formato A4, na modalidade de poesia, e as 30 páginas, em formato A4, na modalidade de conto.

Serão atribuídos 736,71 euros para o primeiro classificado, 553,01 para o segundo e 369,29 euros para o terceiro, em cada uma das modalidades.

Podem concorrer os residentes em Portugal, maiores de 16 anos. Os trabalhos devem ser entregues no gabinete de apoio à presidência da Câmara Municipal da Murtosa até ao dia 31 de outubro de 2023.

A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis na Coordenação Cultural do Município ou em: https://www.cm-murtosa.pt/p/concursos

A vida dos cais

Lugares de partidas e chegadas, os cais e ancoradouros da Murtosa testemunham a profunda e ancestral ligação das gentes Murtoseiras à Ria de Aveiro.

Plantado em pleno coração da Ria, o território marinhão assumiu, no passado, uma importância capital enquanto grande plataforma logística da região, que tinha na laguna a via de comunicação privilegiada entre os vários territórios ribeirinhos.

Muitos daqueles que hoje buscam a beleza natural e a serenidade dos nossos cais e ancoradouros não imaginam o bulício e azáfama que caraterizavam outrora aqueles sítios, com o movimento incessante de gente e de mercadorias. Quantas histórias e vidas se cruzaram nestes espaços, onde terra e água se tocam, no ciclo incessante das marés.

Na atualidade, os cais e ancoradouros continuam a ser locais de relevantes vivências, seja enquanto infraestruturas de apoio à pesca ou à atividade marítimo-turística, ou como referenciais privilegiados de contacto com a enorme riqueza natural e paisagística, pontuando os trilhos pedonais e cicláveis que bordejam a ria.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.