AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Exposição, palestra e visitas guiadas marcam a comemoração do Dia do Porto de Aveiro

Sociedade

 

 

No próximo dia 3 de abril comemora-se o Dia do Porto de Aveiro, dia que assinala a reabertura da barra, em 1808. As comemorações deste ano decorrem entre os dias 3 e 7 de abril, com destaque para a história e o futuro do Porto de Aveiro, envolvendo os trabalhadores, a comunidade portuária e a população em geral. As iniciativas preconizadas visam reforçar a ligação do Porto à comunidade, às empresas e ao território.

No primeiro dia do programa, 3 de abril, o Porto de Aveiro dá o nome a três avenidas da sua área de jurisdição, inaugura uma exposição e recebe a sua comunidade. A cerimónia do descerramento das placas toponímicas das Avenida de Estarreja (invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja), Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima (diretor do Porto de Aveiro 1942-1963) e Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa (diretor do Porto de Aveiro 1963-1987) está prevista para as 11h00.

Pelas 16h00, acontece a inauguração da Exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro”, no Edifício TEDP – Terminal Especializado de Descarga de Pescado, seguindo-se, às 16h30, a sessão solene do Dia do Porto de Aveiro.

O programa prossegue a 4 de abril, com a abertura ao público da Exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro”. No dia 6, sábado, pelas 16h00, acontece a palestra “História e Memória do Porto Bacalhoeiro”, no Edifício TEDP – Terminal Especializado de Descarga de Pescado.  O evento terá como oradores André Tavares e Jorge Branco. André Tavares é arquiteto e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, sendo autor de vários livros entre os quais se destacam The Anatomy of the Architectural Book (Lars Müller/Canadian Centre for Architecture, 2016) e Um retrato marítimo de Ílhavo (Lab2PT, 2021) e co-autor, com Diego Inglez de Souza, de Arquitectura do Bacalhau (Dafne Editora, 2022). Jorge Branco é investigador no Museu Marítimo de Ílhavo, desenvolve investigação relacionada com temas de cultura marítima, com particular destaque para a história da pesca do bacalhau e o estudo de embarcações e artes de pesca tradicionais da Ria de Aveiro.

Campus Jazz Publicidade

As comemorações encerram a 7 de abril, domingo, com o Dia Aberto do Porto de Aveiro. O Porto de Aveiro volta, pelo terceiro ano consecutivo, a abrir as suas portas à população para uma visita guiada às principais áreas portuárias. É necessário efetuar inscrição (obrigatória) através  www.portodeaveiro.pt ou 234393341/342/335

 

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.