AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Há uma petição para fechar a Rua da Pega ao trânsito ao fim de semana

Sociedade

Convictos de que vivemos tempos de mudança, de “redescoberta da rua, do bairro, da vizinhança, do pequeno comércio à porta de casa”, um grupo de aveirenses decidiu mobilizar-se para requerer o fecho da Rua da Pega, em Aveiro, aos fins de semana. Acabam de lançar uma petição pública que, neste domingo, já contabiliza mais de 300 assinaturas.

O objetivo passa por permitir que “todos os cidadãos possam usufruir de um espaço privilegiado de contacto com o ambiente natural da Ria, em total segurança e liberdade, impulsionando as deslocações na cidade a pé e de bicicleta, conseguindo a reaproximação social com as devidas distâncias de segurança e criando na população um sentimento de pertença à comunidade”, é apontado no texto da petição.

Recentemente reabilitada, a Rua da Pega “deu espaço às pessoas que a sentem como uma rua larga, luminosa e onde se pode respirar o ar puro” da laguna, realçam os promotores da petição, notando, contudo, que os poucos automóveis que aí circulam ao fim de semana não permitem “que seja um espaço pleno de lazer e bem-estar para as pessoas”.

É nesse sentido que se dirigem ao presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Numa altura em que “a restrição do tráfego automóvel e a prioridade dada ao modo pedonal e ao modo ciclável constituem medidas que já estão a ser implementadas na maioria das cidades europeias e em algumas cidades nacionais, como forma de combate às alterações climáticas e de travar um conjunto de doenças que foram agravadas pelo contexto pandémico”, solicitam que a mesma tendência seja seguida em Aveiro.

A par com esta petição (acessível através da internet), foi também criada a comunidade “Ciclovia Recreativa ao Fim de Semana em Aveiro”, no Facebook, de forma a promover a “abertura de ruas da cidade às pessoas, por um período de tempo, para que possam usufruir em exclusivo e em segurança do espaço público para caminhar, correr, patinar e andar de bicicleta”.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.