Livro “A Cidade dos Dias Desacontecidos” apresentado esta sexta em Aveiro

 

 

Depois do lançamento na Feira do Livro de Lisboa, “A Cidade dos Dias Desacontecidos”, livro que assinala a estreia do aveirense Pedro Ribeiro da Silva no mundo da ficção, é apresentado esta sexta-feira em Aveiro. A sessão está marcada para as 18h00, na Fnac.

 

O antigo vereador da Câmara Municipal de Aveiro e ex-presidente da extinta Região de Turismo Rota da Luz, já tinha lançado dois livros técnicos e dois guias turísticos. “Começou a perceber que uma história sobre a cidade fazia mais pelos conceitos urbanos do que os grossos volumes de um Plano Diretor Municipal” e, ao fim de três décadas, resolveu “comunicar de distinta forma sobre o mesmo assunto de sempre”, é referido na nota biográfica apresentada no livro.

 

Publicado pelas Edições Glaciar, “A Cidade dos Dias Desacontecidos” dilui “a fronteira dos géneros literários. Tendo a estrutura de um livro de contos, aproxima-se do romance por duas vias: a do tempo simultâneo em que as ações ocorrem e o personagem que se mantém ao longo dos 25 textos que o compõem”, refere a sinopse.

 

“Trata-se de dois tempos de confinamento à escala da hora e do local próprio, isto é, escrito, justamente nos dias em que as ações ocorrem. Por exemplo, o paradoxo do Dia da Liberdade ser vivido em tempo de confinamento; o dia da mudança da hora que se revela muito mais do que isso; ou aquele primeiro domingo em que as pessoas se recolheram a casa apesar de ainda não estar decretada essa obrigatoriedade”, é ainda revelado.

Partilhar

Post a Comment