Voluntários da Agora Aveiro empenhados em distribuir elogios

 

 

 

Quem passou pelo Fórum Aveiro durante a tarde do dia 21 de setembro foi surpreendido por um cenário que os transportou numa verdadeira viagem no tempo. Tudo por conta do projeto mais recente da associação Agora Aveiro, a “Banca dos Elogios”, que pretendeu mostrar que um bom elogio é transversal a todas as épocas e que a bondade está longe de estar fora de moda.

 

Sobre um cenário vintage, com materiais cedidos pela Antiqualha, foi impossível ficar indiferente à estrutura que se ergueu junto à Ponte Laços de Amizade.

 

Os voluntários distribuíram cartões com mensagens positivas personalizadas, escritas em tempo real, à mão ou usando uma máquina de escrever, a quem por eles foi passando. O mote “alegra o teu dia-a-dia” não podia ter sido mais bem aplicado e, no “Dia Mundial da Gratidão”, foram muitos os sorrisos que se obtiveram de um gesto simples que realçou a importância de relembrar às pessoas o quão especiais são.

 

“As redes sociais e a pandemia têm vindo a ter um impacto negativo direto na nossa autoestima e saúde mental e os elogios caíram em desuso devido à atitude crítica que cada vez mais adotamos em relação a nós mesmos e aos outros. O ato de elogiar não só fortalece a autoestima, como também aumenta a motivação das pessoas. Receber um elogio muitas vezes faz-nos acreditar em nós, gostar daquilo que vemos no espelho ou até colocar um sorriso nas nossas caras num dia que está a ser menos bom. Dar e receber aquilo que se tem de melhor para oferecer, ensina-nos que a bondade é algo intrapessoal”, destaca a associação aveirense, em comunicado.

 

A “Banca dos Elogios” faz parte do projeto “Random Acts of Kindness” da Agora Aveiro. Foi feito em parceria com a Antiqualha, o Fórum Aveiro e a Quero Imprimir. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Corpo Europeu de Solidariedade e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.

 

 

* Créditos da foto: Helder Berenguer

 

Partilhar

Post a Comment