AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Agora Aveiro sensibiliza para o combate ao assédio sexual

Sociedade

Neste S. Valentim a associação Agora Aveiro, através da ação Valentino, decidiu sensibilizar os aveirenses para o assédio sexual, um problema muitas das vezes ignorado e normalizado na nossa sociedade.

Pode parecer algo normal ou inofensivo mas, na realidade, é algo que afeta diariamente muitas pessoas, particularmente as mulheres. Os piropos são das formas mais comuns de assédio sexual. Segundo um estudo internacional da IPSOS, 80% das mulheres questionadas já sofreu assédio sexual em espaços públicos.

De mangas arregaçadas, a Agora Aveiro saiu à rua. “Quantas vezes nos deparamos com passeios cortados por causa de obras, quantas vezes temos que nos desviar por causa de vedações e barreiras que nos impedem a passagem? Mas, se isto nos incomoda e atrapalha, imagina passares a vida a ouvir piropos, a te sentires desconfortável ou até ameaçado nas ruas da tua própria cidade”, refere a associação. “Tanta carne boa e eu em jejum”, “Ó fêvera, junta-te aqui à brasa” - os piropos podem parecer inofensivos, uma piada que não faz mal a ninguém, mas na verdade não o são. Estes comentários, para além do desconforto, criam medo nas suas vítimas, um ambiente de intimidação e hostilidade. Estes comportamentos não devem ser normalizados e aceites, devem ser combatidos.

Assim, a associação deixou um conjunto de conselhos criados pela “Hollaback”, uma ONG com trabalho desenvolvido na temática do assédio. Conselhos sobre como agir quando presenciamos uma situação de assédio. Desde criar uma distração para o assediador, perguntando as horas, fingir conhecer a pessoa que está a ser vítima de assédio, colocando-se entre a vítima e quem a está a assediar, ou até mesmo, intervir, chamando quem está a assediar à atenção para os seus atos.

Para além desta intervenção de rua, os voluntários da Agora Aveiro estiveram a distribuir cartas de amor um tanto ou quanto diferentes - cartas com “Conselhos para Travar o Assédio Sexual”. Muitas vezes estes conselhos colocam a responsabilidade na própria vítima - “Não andes sozinha na rua”, “Evita usar esse tipo de roupa” - como se coubesse à vítima evitar ser assediada.

Estes conselhos, pelo contrário, estavam focados não na vítima, mas sim no assediador: “Sempre que te apetecer mandar um piropo, tapa a boca”, “Se estiveres num elevador e uma mulher entrar, não a assedies, olha para o espelho e faz caretas”.

A Agora Aveiro é já uma experiente “guerrilheira”, tendo no passado desenvolvido outras ações que partilham do mesmo espírito. É o caso do projeto “Precisas? Então Leva”, no qual assinalaram o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, através da colocação de um guarda fatos no meio da cidade com roupas que poderiam ser levadas por quem assim o entendesse. Outro exemplo de guerrilha realizado pela associação foi o “Estendal das Boas Ações”, no qual os voluntários desafiaram os aveirenses a atuar na comunidade através de um estendal repleto de sugestões de ações capazes de marcar a diferença no dia-a-dia de alguém.

* Créditos das fotos: Helder Berenguer
Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.