AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

22ª edição do Imaginarius junta 380 artistas do mundo

Artes

Mais de 380 artistas concretizam parte do “Sonho” Imaginarius com a apresentação nos 12 palcos desta edição, 35 espetáculos/intervenções, cumprindo, em quatro dias de festival – de 25 a 28 de maio –, 100 horas de programação. É na união entre os artistas e o público, que muitas vezes trocam de papel, na partilha de experiências, e na construção de memórias que o Sonho Imaginarius se completa.

É pelo Sonho, com ligação às mais diferentes correntes artísticas e linhas de pensamento, que segue a 22ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. Pela sua capacidade de levar ao espaço público expressões artísticas multiculturais, multidisciplinares e um devaneio muito próprio a que este festival já habituou os seus públicos.

Toda a programação do Imaginarius está centrada no encantamento e na fantasia. Do Imaginarius Principal constam seis propostas artísticas, nacionais e internacionais: Aigua, da companhia espanhola Xa! Teatre; Cristal Palace, dos franceses Transe Express; La Grande Phrase, da também companhia francesa Didier Théron; os italianos do Teatro Per Caso trazem World of Wonder; a alegria da música ao vivo chega pelos algarvios Al-Fanfare. O artista mundialmente conhecido, Pep Bou, acompanhado por Martin Cattani, conduz-nos numa fascinante viagem ao mundo das bolhas de sabão com Bulle à Bulle, no palco do Cineteatro António Lamoso.

As Criações Imaginarius enriquecem o conteúdo da programação e dão palco a artistas e companhias de qualidade reconhecida. São seis criações de diferentes disciplinas artísticas em estreia absoluta no espaço público de Santa Maria da Feira. O INAC apresenta uma criação que nos fará olhar o céu e verificarmos o cruzamento de linhas que se produzem. Ponto de Partida é uma proposta de funambulismo que cria uma ligação entre esta técnica de circo, a pintura de Kandinsky e a composição musical dodecafônica.

A eslovena Danijela Zajc foi a vencedora do Mais Imaginarius 2022 e, por isso, nesta edição exibe-se com a Criação Imaginarius Perspective’s Gravity. Inês de Carvalho e a Companhia Tu Parles Top apresentam uma coprodução que, a partir de uma obra literária, cria uma entrada e percurso num mundo mágico com recurso a uma linguagem transversal entre a ilusão e a magia, o circo e o sonho.

Kefalé, da Companhia Teatro em Caixa; Pescadores da Lua, que nos traz o maravilhoso mundo do clown, pela Seistopeia; Os Colecionadores de Sonhos, da Ponto Produções; e Sons do Fijô, um projeto que à partida pode parecer desconexo do âmbito do festival, unindo as quatro bandas filarmónicas de Santa Maria da Feira num registo contemporâneo, completam as Criações Imaginarius.

O Imaginarius Infantil é uma área que ganha cada vez mais palco no festival de Santa Maria da Feira. O espaço privilegiado onde tudo acontece é o Rossio. Por ali encontramos as bolas de sabão do espetáculo Bufa i Rebufa, da Companhia Enlaire; o palco do espanhol Jam, um chapeleiro louco; paramos para o espetáculo da companhia Trócola, Potted; acompanhamos o veículo híbrido e bizarro do Teatro C’Art, na criação Woow; e temos de arranjar tempo para conhecer o circo dos sonhos ou Roda Viva de Inês de Carvalho e Cie Tu Parles Trop.

O Mais Imaginarius é uma seção do festival que desafia artistas emergentes de todo o mundo para a divulgação de projetos artísticos contemporâneos, multidisciplinares e inovadores no espaço público. São 16 as propostas artísticas a competir em diferentes palcos: A Body and Other Objets, de Ana Jordão (PT), All Strings Attached, de Anna Krazy (EE), Bien Joué, da Companhia Fermin Morá (AR), Tentación Divina, da Compañia Maiclown (AR), Input – Seu Corpo, Seu Clic, de Alex Lima (BR/PT), Do Nada, de Sophia Polyakova (PT), Lighthouse – Light Art Installation, de Fierce-Art (PT), Metarmofose, de Gustavo Silvestre (BR), Parranda, de Manshula Circo (AR), Round a Round, Franxi Natra Clowna (DE), Sin Creacion, de La Popi (AR/DE), Smile, de Rita Spider (PT), Strade Poetiche, Poetic Roads, de Rusty Brass Band (IT), Talchè, da companhia Davide Fontana (FR), Totemtango, pelo Teatro Bislacco (IT) e Vecinos, Vuelta e Media (ES).

O júri atribuirá um prémio ao melhor projeto artístico que ganhará a possibilidade de desenvolver uma nova criação a ser apresentada na edição de 2024 do Imaginarius. O público é também convidado a votar na proposta que considere mais interessante, no site do Imaginarius, para atribuição do prémio Escolha do Público.

Todos os espetáculos do Imaginarius têm acesso gratuito.

Colégio Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.