
9ª Edição da Conferência Lean Today marcada para dia 10
Estão as empresas portuguesas preparadas para a implementação de processos Lean? Que dificuldades têm na sua implementação? Será o Lean um processo fácil de adotar ou, pelo contrário, uma mudança organizacional que ainda encontra alguma resistência no país? Que obstáculos enfrentam estes processos? E que benefícios e vantagens trariam para as empresas e para os seus colaboradores? Estas são apenas algumas das questões em análise na 9ª Edição da Conferência Lean Today que terá lugar no dia 10 de novembro, pelas 14 horas, no Hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo.
Promovida pela Lean Today, em parceria com RMCONSULTING, a conferência conta com um painel de especialistas com reconhecimento nacional e internacional que vão apresentar as suas experiências nos processos de implementação Lean em vários setores, promovendo o debate e a partilha de conhecimentos em torno de uma metodologia que é cada vez mais utilizada pelas empresas portuguesas para a implementação de uma gestão operacional sustentada em processos eficientes e flexíveis. Serão ainda abordadas as falhas nestes processos numa perspetiva de aprendizagem e crescimento. Como se encarou o problema, o erro, a falha e como se conseguiu aprender e avançar?
O encontro terá como oradores João Alves de Moura, ex-quadro da EDP e autor do livro “Desenvolver pessoas Lean numa organização de serviços”, Nuno Palma, coordenador na Associação EPIS e autor da obra ‘A Filosofia Lean em ambiente escolar’, Luís Angeja, Diretor de Excelência Operacional na Saint-Gobain Portugal e Júlio Rocha e Silva, ex-quadro da Toyota Motor Europe e actualmente gestor de uma PME no setor da cortiça. Entre os oradores internacionais, destaque para Michael Hofmann, da Leanmail e para Katie Anderson que, neste evento, vai apresentar a edição portuguesa do seu livro Learning to Lead, Leading to Learn: Lessons from Toyota Leader Isao Yoshino on a Lifetime of Continuous Learning.
O Lean é uma filosofia de gestão dirigida a empresas e outras organizações que, através da redução do desperdício e da otimização dos meios disponíveis, promove uma gestão operacional mais ágil e eficiente, bem como uma maior valorização dos recursos humanos.