Investigadores da UA lançam livro do projeto EduCITY

 

 

Esta quinta-feira, dia 10 de novembro, pelas 18h30, é apresentado o livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”, da autoria de investigadores do projeto EduCITY da Universidade de Aveiro (UA), Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos, Julia Draghi, Lísia Lopes, Margarida M. Marques, Myriam Lopes, Patrícia Sá, Pedro Beça, Rita Rodrigues, Rita Tavares, Rosa Pinho, Sofia Ribeiro, Sónia Rodrigues e Vânia Carlos. O lançamento decorrerá no edifício da Antiga Capitania, integrado no “Projeto do mês” do CIDTFF – “Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (unidade de investigação que acolhe o projeto).

 

O lançamento do livro inicia-se com um momento musical da responsabilidade de Davys Moreno, ao violino. Para a sessão de abertura foram convidados o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o vice-reitor da Universidade de Aveiro, Artur Silva (autores dos prefácios), e ainda a coordenadora do CIDTFF, Helena Araújo e Sá. A apresentação do livro estará a cargo da coordenadora do projeto, Lúcia Pombo. O evento contará com outro momento musical de Rui Pedro à guitarra e voz. No final, serão oferecidos exemplares do livro a participantes na sessão de lançamento.

 

O livro é um passeio pela cidade de Aveiro e seus esforços rumo à sustentabilidade. Integra quatro capítulos: A caminho da sustentabilidade; Aveiro: Património Cultural; Aveiro: Património Natural; e Aveiro: exemplos de boas práticas de sustentabilidade. Pretende ter interesse para um público alargado, não apenas para o académico e, sobretudo, pretende ser útil para o cidadão comum que, ao conhecer melhor o património da sua cidade, poderá adotar atitudes mais sustentáveis, numa lógica de Ciência Cidadã.

 

Este é o primeiro grande produto do projeto EduCITY e constitui o ponto de partida para o desenvolvimento da app EduCITY, para Android e iOS, assim como a respetiva plataforma web de criação de jogos; a criação de jogos educativos apelativos que integram a app, através de dinâmicas participativas com cidadãos sem conhecimentos de programação; a dinamização de atividades de exploração de jogos da app EduCITY ao longo de percursos estratégicos na cidade, tendo em vista o desenvolvimento de competências-chave de sustentabilidade e da consciência ambiental na comunidade.

 

Trata-se de uma obra fortemente ilustrada, que pretende ser impulsionadora da coconstrução de jogos e da exploração da app EduCITY. A cidade torna-se um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de mudanças sustentáveis, nesta e noutras cidades.

 

A obra, editada pela UA-Editora, é totalmente financiada por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/0197/2021.

 

Partilhar

Post a Comment