Este fim de semana, começamos por olhar para o Festa, que acontece no Parque Urbano de Ovar. O programa tem início esta sexta-feira, com a Dj Von X (Carla Castelhano). Ao cair da noite, os Lá no Xepangara (21h30), prestam homenagem a José Afonso. O primeiro dia termina com o grupo Bateu Matou (23h). Já no sábado, o Festa conta com um total de oito atuações. Destaque para Nanci Vieira (17h), e Jorge Palma que convida Sérgio Godinho (21h30).
Em Anadia, o ciclo de concertos “Às Sextas na Praça” prossegue esta sexta-feira, pelas 22h00, na Praça da Juventude, com a atuação da Banda Tempo. No sábado, as atenções viram-se para o programa de animação de verão na Curia, “Concertos no Parque”. Pelas 21h00, Aníbal Zola, cantautor e contrabaixista do Porto, sobe ao palco.
O GrETUA, a Universidade de Aveiro e o 23 Milhas convidam-nos a pernoitar no Cais Criativo, na Costa Nova, embalados pelo trabalho sonoro de Joana de Sá, e das fortes ondas que se esperam que soem pela noite dentro. Este será o primeiro concerto de um ciclo que irá ser composto por três momentos, cada um deles correspondendo a uma das diferentes fases do ciclo do sono. Com início marcado para as 23h30 do dia 13 de julho, este concerto estende-se até às 8h00 do dia 14, de forma ininterrupta e ao vivo.
Em Águeda, há Festival i! no Parque Municipal da Alta Vila, sábado e domingo, com muitas propostas para os bebés, crianças e toda a família (a entrada é livre). Arawake (Catalunha, Espanha), Cia. Marimbondo, Jogos do Hélder, Teatro Plage, Tiago Sami Pereira e WeTumTum são alguns dos nomes que vão passar pelo Festival.
Ainda por Águeda, mas noutro palco, há concertos de Mizzy Miles (sexta, 22h30) e Hybrid Theory (sábado, 22h30), entre outras propostas, no AgitÀgueda.
Por Oliveira do Bairro, acontece mais uma edição da Expobairrada, com concertos de Sara Bandeira (sexta, 22h00), Dama (sábado, 22h00) e José Cid (domingo, 21h00).
Por Aveiro, o Coro Relâmpago da Oficina de Música de Aveiro apresenta o espetáculo “Para Animar a Festa, pá!”. Com temática inspirada nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril, o concerto promove um encontro poético-musical entre Portugal e Brasil, e será realizado este sábado, às 18h30, nos claustros da Santa Casa de Misericórdia em Aveiro.
Destaque, também, para a estreia de Derivas na Ria, um espetáculo-percurso criado pela Circolando para a Capital Portuguesa da Cultura. Estreia este sábado, inclui caminhadas, viagens de barco, performances, instalações e um cine-concerto, proporcionando uma experiência imersiva no território e nas suas histórias (a entrada é livre, com reserva obrigatória através do e-mail: bilheteira-TA@cm-aveiro.pt).